Professores participam de formação com o Arcebispo

“Quando o dia da paz renascer, quando o sol da esperança brilhar eu vou cantar”, cantando a música Utopia (Pr. Zezinho) os professores iniciaram a formação que teve como tema “A face educativa das instituições católicas e a missão do docente” realizada pelo arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito, no último sábado, 27, na Unidade II.   No momento de formação foi discutido sobre a religião e a educação, além de abordar os conflitos que algumas universidades e escolas já tiveram em aceitar estudantes de outra religião. As instituições de ensino católicas tem como missão o que já vem escrito em seu nome, (ólicas = rodos = caminho e cat = pleno) que é o caminho pleno. A Diretora Geral da Faculdade Católica do Tocantins, Professora Mestra Clarete de Itoz ressaltou a importância da união. “Para caminharmos juntos precisamos dar as mãos. Ver acadêmicos e professores engajados em um projeto, não tem preço. Só sabe disso quem pode presenciar”, disse a diretora.

Após a palestra do arcebispo os professores debateram sobre o assunto. A Professora Mestra Rachel Bernardes lembrou que quando era adolescente não foi aceita em uma escola por ser adventista. “Quando chegamos à uma escola católica para fazer a matrícula, a primeira coisa que foi perguntada era a qual religião pertencíamos, quando falamos que éramos adventistas disseram que não podiam fazer a nossa matrícula. Quando fui convidada para trabalhar na Faculdade Católica fiquei muito feliz”, lembrou a professora.

O Padre Eduardo Zanom falou sobre a importância da fé no ensino. “A ciência e a fé caminham juntas tranquilamente. A fé requer o intelecto, quanto mais eu penso, mais eu preciso ter fé para acreditar. Os professores precisam ter as vistas curadas, como Bartimeu, e ver a educação sobre outros olhos. Assim o educador deixa de ser transmissor do conhecimento e passa a ser um transformador através do testemunho”, falou o padre.

O Vice-diretor de Planejamento da Faculdade Católica do Tocantins, Professor Mestre Galileu Marcos falou sobre o posicionamento que as instituições de ensino precisam ter. “A Faculdade Católica, por ser uma instituição católica, precisa se posicionar frente a alguns assuntos como aborto. Ela precisa repassar sua opinião para seus alunos”, disse Galileu.

A discussão foi enriquecedora para todos os que estavam presentes no encontro que foi encerrado com um almoço em comemoração ao Dia do Professor.

25 abril 2024
UniCatólica promove Intervalo Cultural entre estudantes