2023
maio
30
Geral

Primeiro “Dia da Vitória” do Tocantins acontece no UniCatólica

Na noite desta segunda-feira, 29, aconteceu o primeiro “Dia da Vitória” do Tocantins, evento promovido pela Defensoria Pública da União no Tocantins (DPU), realizado no auditório do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica). O objetivo do evento foi celebrar as vitórias judiciais dos assistidos, dando ênfase ao Dia Nacional da Defensoria Pública em todo o país.

A solenidade contou com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais, bem como, o deputado estadual Júnior Geo, o deputado Federal Vicentinho Júnior, o deputado estadual Eduardo Montoan, o vereador Josmundo Vila Nova e secretários, prefeitos, defensores públicos e promotores de justiça que prestigiaram as conquistas judiciais de 30 assistidos pela DPU/TO.

Em sua fala, o defensor público, chefe da DPU no estado e docente do UniCatólica, Igor de Andrade Barbosa, destacou sobre a realização da iniciativa e o papel da DPU na defesa dos assistidos. “Quis trazer esse evento para o UniCatólica pelo carinho que tenho pelos meus alunos e pela Instituição. Nós temos uma equalização de visões, nós olhamos pelo mesmo telescópio, o UniCatólica tem uma veia humanista muito forte e a Defensoria Pública da União é isso: a defesa do Direitos Humanos, a nossa ideia é dar voz ao cidadão que teve o seu direito violado, conseguiu reverter a violação e conquistou o reconhecimento deste direto”, enfatizou Igor.

Para o reitor do UniCatólica, professor doutor Gillianno Mazzetto, o papel da Universidade é dar lugar aos diálogos. “Estou muito grato e feliz de poder dizer que a Defensoria Pública da União hoje está promovendo um grande diálogo! E que a Universidade continue sendo esse espaço de escuta, de reflexão e de promoção de vida. Parabéns pelo Dia da Vitória e acredito que essa vitória é de todos nós quando damos as mãos em prol de uma única causa: fazer com que a vida daqueles que foram mais assolados sejam encontrados por essa solidariedade”, ponderou o reitor.

Durante o evento, os assistidos tiveram um momento de relato das suas histórias e foram certificados pela DPU/TO. Além disso, as autoridades foram homenageadas pelo apoio e parceria nas demandas da população.

O olhar universitário

Para a estudante do terceiro período de Direito, Fabricia Vanderlei, o momento foi enriquecedor e um divisor de águas principalmente para quem está em fase de decisão sobre em que área atuar. “Na maioria das vezes as palestras são monótonas, mas ouvir o relato dos beneficiados desse serviço imprescindível para a sociedade colocando-os no polo ativo da ação é incrível, porque temos dimensão prática do quão maravilhoso e importante é o trabalho da DPU. Dessa forma, pode motivar muitos acadêmicos que estão indecisos na sua área de atuação. Percebi na palestra como um todo que ajudar o assistido vai muito além de prestar o serviço a outrem, mas levar um conforto, gratidão, empatia e amor faz parte do processo. Agradeço ao UniCatólica e ao professor defensor público Igor Andrade Barbosa por proporcionar esse momento indescritível que certamente levarei para minha vida particular e profissional”, concluiu Fabricia.

Publicado por Kezia Noá

Notícias Recentes

14 maio 2024
UniCatólica contrata Assistente Administrativo
13 maio 2024
UniCatólica divulga programação na Agrotins 2024
10 maio 2024
UniCatólica realiza entrega de donativos à Fazenda da Esperança