Faculdade Católica do Tocantins lança software para controle de irrigação

Pesquisadores da Faculdade Católica do Tocantins criaram um software para o gerenciamento da água utilizada na agricultura irrigada. O projeto de controle de irrigação teve como idealizadores os professores Marco Sousa Firmino, de Sistemas de Informação, e o docente de Agronomia, Alexandre Barreto.

O tempo de produção do software foi de aproximadamente 12 meses, de acordo com os professores. O objetivo dessa criação é considerar os fatores climáticos para calcular a real necessidade de água a ser distribuída na lavoura. O sistema considera tipo de irrigação, podendo ser  pivô, microaspersão, além da cultura plantada:  soja, milho etc.

Segundo Marco Firmino, o sistema poderá atuar em qualquer variação climática, visto que sua configuração foi projetada para ser versátil.“O sistema pode ativar a irrigação de três maneiras: manual, agendada ou de forma automática, que faz uso dos parâmetros climáticos colhidos por ela mesma”, explica.

O professor Alexandre Barreto ressalta que para o produtor os benefícios são ótimos, tanto na economia, quanto na qualidade. “O irrigador terá a tranquilidade no manejo do sistema de irrigação, pois o sistema fornecerá a quantidade apropriada de água e no momento adequado”, afirma o professor. Barreto destaca, ainda, que o sistema é projetado para evitar o esquecimento de desligar a irrigação ou acionar em horários de maior tarifação energética.

A parceria dos cursos de Sistemas de Informação e Agronomia tem como principal objetivo aliar a tecnologia para o melhoramento da produtividade e qualidade no setor do agronegócio.

25 abril 2024
UniCatólica promove Intervalo Cultural entre estudantes