set

Direito promove palestras sobre Defensoria Pública

Aconteceu na sexta-feira, 30 de agosto, no auditório da unidade I, o ciclo de palestras sobre a Defensoria Pública, com o tema “Sistema brasileiro de Defensoria Pública: experiências, trajetórias e missão institucional”, organizado pelo curso de Direito do UniCatólica.

Os palestrantes da noite foram: professor mestre e Chefe da Defensoria Pública da União no Tocantins, Igor de Andrade Barbosa, Defensor Público Geral do Estado do Tocantins, Fábio Monteiro dos Santos, Defensor Público Geral Federal, Gabriel Faria de Oliveira e a coordenadora do curso de Direito, professora mestra Alana Carlech.

De acordo com o Defensor Público Geral Federal, Gabriel Faria de Oliveira, “fizemos uma abordagem a respeito do posicionamento institucional da Defensoria Pública e uma divisão de competência entre Defensoria da União e Defensoria Pública dos Estados, e destrinchamos um pouco da estrutura. Desta forma, apresentamos a instituição e incentivamos os alunos e alunas que tenham uma vocação destinada a profissão de Defensor Público”, fala.

Acadêmico do 7º período do curso, Raphael Fausto Marmol, fala que a palestra é de suma importância, pois “aproxima dos futuros operadores do Direito com instituições basilares do nosso sistema judiciário como são as defensorias públicas”, comenta.

Melyssa Corado Souza, aluna do terceiro ano da escola Santa Rita de Cassia,
veio para o evento por meio do Projeto Viva Católica. “Esse projeto me ajudou a ter certeza que Direito é o curso dos meus sonhos, a partir do Viva Católica eu tive a oportunidade de poder estar aqui hoje, agradeço a coordenadora do curso e a instituição pela oportunidade”, Melyssa Corado Souza.

O chefe da Defensoria Pública da União no Tocantins, professor mestre Igor de Andrade Barbosa, disse que “a noite de hoje é uma grande oportunidade de se aproximar a Defensoria Pública Geral da União e a defensoria Pública Geral do Estado do Tocantins dos acadêmicos, professores e colaboradores do Unicatólica. É uma forma de se viabilizar o contato com a vida prática e com a experiência de profissionais que exercem cargos de destaque em instituições que representam o estado democrático brasileiro”, finaliza.

Publicado por carla adriana

25 abril 2024