Curso de Doma é realizado pelo SENAR em parceria com a Católica

A Faculdade Católica do Tocantins, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), ofereceu mais um curso com o objetivo de proporcionar aos acadêmicos a aprendizagem de novas e modernas técnicas para domar animais “chucros”, sem domesticação, completamente indiferente ao comando do homem sobre sua vontade e ações.  O curso “Doma racional de equinos” iniciou no último dia 21 e termina nesta sexta-feira, 25, no Sindicato Rural de Palmas.

O curso, ministrado pelo Heitor Brandt, que veio do SENAR de Mato Grosso, teve entre aulas práticas e teóricas. Cerca de 13 alunos de Zootecnia participaram do curso. Segundo o instrutor Brandt, “a doma racional é um método para “educar” cavalos, muares e jumentos, no qual o domador utiliza em seu trabalho princípios racionais de acordo com a sua natureza, respeitando seus limites e impondo ensinamentos à medida que ele cede, sem stress”.

Para o aluno do 9º período de Zootecnia, Renan Cerqueira, a experiência está superando as expectativas. “A pratica ajuda a ter uma noção mais ampla do trabalho que podemos desenvolver. Você pegar um animal totalmente chucro e conseguir domar sem agressão é uma sensação de trabalho bem feito”, explicou Cerqueira.

DOMA

Essa técnica nada mais é do que um método de preparação cuidadosa do cavalo, para que ele desenvolva os seus potenciais e atenda com mais eficiência as exigências das atividades onde será empregado. Além disso, há grande diminuição dos riscos para o domador em decorrência das etapas preliminares que antecedem a montaria do animal. Essas etapas, também chamadas de fases da doma racional, são usadas para estabelecer uma linguagem de comunicação através de exercícios de condicionamentos que vão desde os físicos até os psicoemocionais.

25 abril 2024
UniCatólica promove Intervalo Cultural entre estudantes