Medicina Veterinária promove ação com mais de 30 cães resgatados

Na quarta-feira, 01 de outubro, mais de 30 cães da ONG Adota Petss foram vermifugados e suas fezes coletadas para diagnóstico de verminose. A ação foi desenvolvida pelos acadêmicos de Medicina Veterinária do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), por meio de uma atividade de extensão sob a orientação da coordenadora do curso, Professora Mestra Juliana Pieroni.

A ação se propôs a contribuir com a saúde e cuidado dos animais resgatados e abrigados pela ONG, conforme explica a docente Juliana Pieroni.  “Realizamos a coleta de fezes para diagnóstico de verminose e a administração de medicamento para controle de verminose. Essa ação enfatiza aos estudantes da disciplina de Parasitologia Veterinária Aplicada a importância de realizar o controle de parasitos nos animais, além de estimular o cuidado com a comunidade e o engajamento em ações sociais.”

Para Lorrany Vitória Pereira Amorim Marinho, acadêmica do quarto período de Medicina Veterinária, o envolvimento em ações de combate às zoonoses desempenha um papel fundamental ao longo de sua graduação. “Como estudante, aprendemos a base de como funciona a interação de animais, meio ambiente e como isso pode vir a nos afetar. Nosso projeto foi inclusive uma iniciativa pensada em proteger não só os animais de abrigo e outros, mas também nós, seres humanos, pelo potencial zoonótico e colaboração científica. É necessário a importância da medicina veterinária não só no mundo animal, mas também como um bem comum a todos!”, compartilhou Lorrany.

Elem Borges Carvalho, também cursando o quarto período do curso, compartilha que a experiência proporcionou aos acadêmicos o contato com a comunidade externa, essencial para desenvolvimento profissional de um futuro médico veterinário. “Essa interação é muito importante para que o curso não seja isolado da sociedade. Afinal, é com ela que vamos trabalhar futuramente, e desde cedo já temos que nos adaptar e mostrar para a sociedade que estamos nos empenhando para cuidar da saúde dos animais deles”, afirmou a estudante.

A ONG Adota Petss realiza trabalho voluntário há 4 anos em Palmas-TO, resgatando animais em situação de risco, providenciando o tratamento necessário para garantir sua sobrevivência e, posteriormente, encontrando lares adotivos, com o compromisso de fornecer um ambiente controlado e saudável. Raquel Scarparo, presidente da ONG, ressalta o papel essencial da vermifugação na promoção da saúde dos animais. As ações externas para a vermifugação são de grande importância para que nossos animais fiquem livres de doenças. Através da vermifugação regular, podemos prevenir esses problemas, melhorar o bem-estar dos animais e manter ambientes mais seguros para todos. As campanhas realizadas pelos estudantes têm grande importância para nosso projeto.”, frisou Raquel.

Publicado por Lorenna Costa

30 abril 2024
Inscrições abertas para competição de ponte de palito de picolé
30 abril 2024