Jornada encerra com debate sobre Extensão

Professores e acadêmicos participaram do encerramento da II Jornada de Iniciação Cientifica e II Jornada de Extensão da Faculdade Católica do Tocantins com a palestra da Professora Mestra Dilselene Maria Ayres de Santana sobre “Extensão Universitária: Espaço formativo e de integração com a comunidade”.  A Diretora Geral da Faculdade Católica do Tocantins, Professora Mestra Clarete de Itoz, iniciou a discussão, após encerramento da palestra, contando a experiência do Projeto de Extensão Inclusão Digital nas Comunidades Quilombolas, realizado pelo curso de Sistemas de Informação. “Marcou muito o primeiro dia em que eles estiveram na Faculdade, os olhares a atenção deles nos emocionavam muito. Enquanto achávamos que eles não sabiam o que era um computador, eles já queriam aprender como concertar a máquina.”, contava a diretora, Clarete de Itoz.

Sobre a Palestra

A Professora Mestra Dilselene Maria Ayres de Santana falou em sua palestra sobre o novo Plano Nacional de Extensão para as Instituições de Ensino Superior (IES), que se difere do existente na década de 90 no seu objetivo, que antes era o de dar assistência e hoje é de transformar as comunidades através das ações de extensão. Antigamente, as IES levavam o projeto pronto para as comunidades, hoje, trabalham através do conhecimento adquirido antes da execução da ação.  “A Extensão é uma ação
cultural transformadora. Gosto muito de trabalhar com ela, pois ela mexe com a gente”, disse a palestrante.

25 abril 2024
UniCatólica promove Intervalo Cultural entre estudantes