fev
Outros

Inscrições abertas para formação de Assessores Populares

Pessoas residentes da região Norte de Palmas poderão se inscrever na formação de Assessores/as Populares, até o dia 28 deste mês, na Associação Jesus de Nazaré, localizado na quadra 405 norte. O curso é gratuito e acontecerá semanalmente às sextas-feiras, com duração de 64 horas, divididas em quatro meses. Serão duas turmas, uma de adolescentes de 13 e 14 anos, e outra de adultos.

O lançamento das inscrições e apresentação do projeto “Escola Inéditos Viáveis: educar para transformar”, por meio do qual o curso será realizado, aconteceu na noite da última segunda-feira, 17, na aula inaugural dos cursos da associação, parceira do projeto, realizado pelo Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – Cedeca Glória de Ivone com o apoio da Misereor e parceira do Centro Universitário Católica do Tocantins – UniCatólica.

O curso acontece há dois anos e sua primeira edição foi realizada na região Sul de Palmas, tendo capacitado mais de 500 pessoas.

O conteúdo abrange direitos econômicos, sociais, políticos, culturais e ambientais para o exercício do protagonismo em territórios. Segundo a consultora do Cedeca, Simone Brito, os atores principais da formação são as próprias pessoas da comunidade, porque “são elas que discutirão e exigirão Políticas Públicas pra interferir na realidade. Participar do curso é um convite ousado, porque a proposta da Escola Inéditos Viáveis é que as pessoas conversem sobre sua realidade e como transformá-la. E para construir uma cidade melhor, ninguém é mais importante nessa discussão do que crianças e adolescentes”.

O trabalhador da construção civil, Edson Paiva mora na região e foi o primeiro inscrito no curso. “Sempre gostei de atuar no social. Espero adquirir mais conhecimento e poder ajudar a mim e a própria sociedade reivindicando direitos”.

Também esteve presente no evento, o professor do curso de Direito do UniCatólica, Divino Viana, que frisou que é a missão da universidade vai além de produzir conhecimento, mas compartilha-lo com a sociedade nas atividades de extensão.

O curso representa uma expansão dos temas já trabalhados pela associação, disse o presidente Jocel Araújo.

Publicado por Jordania Negreiros Mota

22 julho 2024
UniCatólica celebra parceria com empresa global de sementes
19 julho 2024