Empreendedorismo

Estudantes desenvolveram soluções para Grupo Jorima durante Madrugada Empreendedora

Acadêmicos da Católica do Tocantins passaram a madrugada de sábado criando soluções dos problemas apresentados pelo Grupo Jorima. O evento começou na noite do dia 24, finalizando na manhã do dia 25, com 42 participantes dos cursos de Administração, Agronomia, Ciências Contábeis, Sistemas de Informação e Engenharia de Produção.

Durante a abertura da “Madrugada Empreendedora”, o CEO do Grupo Jorima, Joseph Madeira, ministrou uma palestra sobre Empreendedorismo, contando sua trajetória profissional, desde a chegada em Palmas com pouco dinheiro no bolso, até o cargo de presidente da Associação Industrial e Comercial de Palmas (Acipa).

“Como empreender no cenário atual? Temos que olhar para as coisas boas, assim a semente brota em nosso coração e se frutifica. Olhar os bons exemplos, as coisas simples. Enxergar que a crise é só uma oportunidade de crescimento”, incentiva Joseph.

O grupo Jorima mostrou a estrutura, equipe e projetos inovadores realizados por eles. Após a apresentação, foram lançados 3 desafios para os participantes: redefinição da missão, visão e valores – planejamento estratégico (BSC); identificação/modelagem de software e gestão integrada voltada para o segmento de terceirização de mão de obra (asseio e conservação, segurança privada); buscar/elaborar uma fundamentação para dedução do ISSQN da base de cálculo do PIS e Cofins, nos contratos de terceirização de mão de obra (asseio e conservação, segurança privada).

A partir dos desafios, os grupos iniciaram os trabalhos durante a madrugada, com pausas para socialização com os professores de plantão, dinâmicas e lanches.

Os jurados avaliaram os critérios: adequação ao tema (2 pontos); criatividade/potencial de inovação (2 pontos); motivação da equipe (2 pontos); apresentação da solução ao júri (pitch), com duração de 5 minutos por equipe (2 pontos); fundamentação/profundidade (2 pontos).

A equipe ganhadora levou o prêmio de 2 mil reais, e foi composta por: Edfran Cardoso, Paulo Henrique Almeida e Ana Paula Oliveira, do curso de Administração; Gabriel de Souza, de Arquitetura e Urbanismo; Daniel Arrais, de Sistemas de Informação; e Lucas Martins, do curso de Agronomia.

Para Ana Paula, uma das vendedoras, a competição foi um diferencial. “Estou me dedicando, e ganhar esse “startup” foi uma vitória pessoal e profissional. Hoje estou colhendo frutos da minha escolha. Estou muito feliz! ”.

Participaram do júri, os profissionais: Euzamar Viana Macedo Júnior, Alan Sousa Cardoso, Mirian Carla de França Martins, e Joseph Madeira.

O evento foi organizado pela professora Ana Maria dos Santos, coordenadora de Administração e pelo professor mestre Valtuir Soares, coordenador do curso de Ciências Contábeis, e contou com a colaboração dos seguintes professores: Lidiane dos Santos, Marcos Jair, André Raposo, Flávio Pacheco, Wellington Gomes, William Dias, Maria Joaquina, Mábio Borges, José Fernando e André Pugliesi.

Publicado por Jordania Negreiros Mota

25 abril 2024