Engenharia de Produção realiza II Workshop

Aconteceu nos dias 08 e 09 de maio o II Workshop de Engenharia de Produção. O evento foi realizado na unidade I, promovido pelo curso de Engenharia de Produção.

O coordenador de Engenharia de Produção da Católica do Tocantins, Fábio Alves Mota, fez a abertura do evento incentivando os acadêmicos. “A nossa formação/perfil profissional tem atraído as empresas para nos contratar. O curso está em alta no mercado de trabalho”, falou o coordenador em meio à crise instalada em todos os setores.

No primeiro dia do evento, aconteceu o minicurso “Simulação Tecnomatix”, ministrada pelo professor da Católica do Tocantins, o engenheiro de produção e segurança do trabalho, Mábio Teodoro. Mábio apresentou aos participantes soluções de manufatura digital. O fechamento do dia foi com o Talk Show “O que as empresas esperam de um engenheiro”, apresentado pelos egressos Leonardo Melo e Thiago Roncada Farão, que mostraram suas trajetórias após a formação acadêmica.

Thiago falou sua trajetória profissional, mostrando as empresas que trabalhou, as ferramentas utilizadas, os softwares usados até o momento. “A engenharia de produção está em todos setores que podemos imaginar, basta analisarmos”, incentivou o egresso. Thiago faz atualmente pós-graduação em engenharia de qualidade.

O egresso Leonardo contou a dificuldade para decidir entre continuar no emprego já estabilizado ou tentar um estágio. “Essa é uma decisão muito difícil, sei que tem muita gente que passa por isso e se sente inseguro”, falou Leonardo. O egresso contou também sua trajetória profissional, e explanou a importância do networking.

Na terça-feira, 09 de maio, foi realizado o minicurso “Métodos e Tempos LabProdução”, ministrado pela mestra em Engenharia de Produção e professora do Centro Universitário Católica de Santa Catarina, Elissa Silva. A engenheira apresentou, de maneira dinâmica, a simulação da linha de montagem nos sistemas de produção empurrada e puxada em algumas atividades do setor de almoxarifado e de controle do processo. A simulação proporcionou aos acadêmicos o aprendizado, colocando-os em um ambiente onde podem assumir diferentes papéis na empresa.

A engenheira Elissa ministrou a palestra “Indústria 4.0”, conhecida também como a quarta revolução industrial. A palestrante descreveu os inúmeros processos tecnológicos, que resultaram na automação, facilitando o entendimento e transformando em uma fábrica inteligente.

01 julho 2024
Curso de Zootecnia do UniCatólica promove 2ª edição do Pet Day