Sobre o curso
Em um contexto cada vez mais atual, com atividades diversificadas, processos complexos e uso da alta tecnologia, promover a segurança no ambiente de trabalho é essencial para garantir o bem-estar e saúde dos colaboradores em uma empresa. E para isso, é necessário aplicar os conhecimentos de Engenharia de Segurança do Trabalho, de modo a reduzir as perdas e danos que podem ocorrer, como exemplo as lesões humanas, danos à vida, a materiais, a máquinas, equipamentos, instalações e ao meio ambiente para eliminar os riscos existentes à saúde do profissional.
Dados divulgados pelo Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, elaborado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) revelaram que de 2012 a 2020, 21.467 trabalhadores sofreram acidentes fatais no Brasil, apresentando uma taxa de 6 óbitos a cada 100 mil vínculos de emprego. Ainda segundo o levantamento, entre os países do G-20 e das Américas, o Brasil se encontra em segundo lugar em mortalidade no trabalho.
A realidade tocantinense ainda é carente de profissionais no eixo da Segurança do Trabalho, haja vista, as perspectivas de crescimento em todos os setores. Por isso, torna-se necessário formar especialistas mais capacitados e habilitados para desenvolver métodos e procedimentos de programas de controle de acidentes ou de perdas, indicando as modificações necessárias para obter os melhores resultados na prevenção de acidentes, melhorando a produtividade com sustentabilidade e segurança.
Diante disso, esse cenário de desenvolvimento ameaçado por altos índices de acidentes de trabalho é o grande motivador para a proposição do curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho do Centro Universitário Católica do Tocantins, cuja proposta é suprir o país com profissionais capacitados e habilitados para atuar no setor produtivo, para assim, observando os princípios e normas de preservação da vida e dá a saúde dos profissionais..
Público-alvo
Profissionais com diplomas de graduação em Engenharia reconhecidos pelo Ministério de Educação e Cultura – MEC.
Titulação
Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho.