Curso de Extensão: Arquitetura e Arte para o Sagrado

sáb, 25 maio, 08:00 - sáb, 01 jun, 18:00
Local: Unidade I

Objetivo: Apresentar os fundamentos teológicos e técnicos dos principais pólos litúrgicos do espaço sagrado da religião católica, (como altar, ambão, fonte batismal, cadeira presidencial, nave, porta, fachada, praça), de maneira a capacitar arquitetos, engenheiros, sacerdotes e demais interessados na adequada projetação e edificação deste mesmos espaços sagrados.

Justificativa: Em uma realidade como a do Estado do Tocantins, mas sobretudo de Palmas, com igrejas jovens e ainda em fase de construção e/ou estabelecimento, faz-se necessário fornecer capacitação técnica e teológica para a concepção, projetação e edificação dos espaços sagrados, de forma que eles realmente se apresentem como funcionais e, ao mesmo tempo, mistagógicos.

Professor Responsável: Padre João Paulo Veloso, Doutorando em Teologia (Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia), Mestre em Sagrada Liturgia pelo Pontifício Instituto Litúrgico Santo Anselmo (Roma); Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins (Palmas-TO); Teólogo pelo Centro de Estudos Superiores Mater Dei (Palmas-TO). Diretor Acadêmico e professor no Centro de Estudos Superiores Mater Dei (Palmas-TO); professor convidado na FACASC (Santa Catarina); membro da Associação dos Liturgistas do Brasil; colaborador da Revista de Liturgia.

Carga horária: 24 horas (aulas aos sábados)

Data dos encontros: 25/05, 08/06, 15/06 e 01/06 (atividade em campo). Evento remoto com transmissão online.

Horário: 08h às 12h e das 14h às 18h

Conteúdos: Introdução: Estilos arquitetônicos adotados pela Igreja, Orientações do Magistério Universal e da Conferência dos Bispos do Brasil, Mistagogia e Funcionalidade dos Espaços Sagrados: Praça, Porta, Fachada, Nave e Paredes internas. Mistagogia e Funcionalidade dos Espaços Sagrados: Cadeira Presidencial, Batistério, Ambão e Altar.

Publicado por Rebeca Oliveira

Eventos Recentes