Sobre o curso
Um dos ramos mais promissores, diretamente ligado ao setor da Aquicultura, é a criação e cultivo de organismos aquáticos, incluindo a Piscicultura, que foca no cultivo de peixes. Esta atividade acompanha a evolução humana desde os seus primórdios, uma vez que a caça e pesca sempre estiveram diretamente relacionadas com a forma de subsistência do homem.
Com o passar dos anos, a técnica de aquicultura, incluindo a produção de peixes, tem evoluído e oferecido oportunidades para geração de renda e empregos no Brasil e no mundo. Segundo dados da Associação Brasileira de Piscicultura (PeixeBR), em 2022, houve um acréscimo produtivo de 2,0% comparado a 2021, totalizando uma produção de 860.355 toneladas. O estado do Tocantins está em destaque na aquicultura nacional, com uma produção de 17,350 toneladas de peixes em 2022, um aumento de 6,7% em relação a 2021, e é o sexto maior produtor de espécies nativas do país, com grande destaque para a produção do tambaqui amplo crescimento da produção de tilápias nos reservatórios federais.
Mesmo com todo esse potencial, a Aquicultura, sendo uma área considerada recente dentro da produção de proteína animal, é pouco explorada nas ementas e grades curriculares de cursos afins. Surge, portanto, a necessidade de desenvolver habilidades e competências em profissionais que desejam atuar nesta cadeia de forma profissional e sustentável.
Sendo assim, o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em “Gestão em Aquicultura e Desenvolvimento Sustentável” do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) propõe uma especialização para atender a uma demanda crescente por profissionais capacitados para o novo cenário da produção aquática. O curso enfatiza a produção de organismos aquáticos, incluindo peixes, e visa desenvolver projetos economicamente viáveis, socialmente justos e ambientalmente corretos, atendendo às legislações ambientais e proporcionando retorno financeiro aos empreendedores.
Público-alvo
Portadores de diploma dos cursos superiores nas áreas de Ciências Agrárias como, Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia, Engenheiros de Aquicultura, Engenheiros de pesca, Engenheiros ambientais, biólogos, cursos relacionados às áreas de gestão e demais formações afins com interesse em conhecer e atuar nas atividades ligadas à área de gestão na piscicultura e desenvolvimento sustentável.