2023
set
14
Curso

Curso de Medicina Veterinária promove VIII Semana Acadêmica

Durante os dias 12 e 13 de setembro, o Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) realizou a VIII Semana Acadêmica do curso de Medicina Veterinária. Os acadêmicos tiveram acesso a uma trilha de aprendizado que explorou uma variedade de temas relevantes para a prática profissional. 

A jornada de conhecimento teve início com a ministração de minicursos que exploraram uma série de tópicos, incluindo métodos de aplicação de medicamentos e vacinação em ruminantes, seleção de embriões bovinos e os cuidados básicos com pacientes internados, entre outros temas. O cronograma também incluiu palestras e uma mesa-redonda com egressos da Instituição. 

Experiência Acadêmica 

Para a estudante do nono período, Gabrielle de Araújo Martins, o evento proporcionou uma abordagem de aprendizado com foco na perspectiva profissional. “Temas como reprodução animal e o mercado de trabalho para quem está buscando seguir na área, além do incentivo de ir atrás de um estágio internacional pelo programa que o UniCatólica possui foi o que mais me chamou a atenção. Posso citar também a palestra sobre atualização de protocolos de vacinas em cães e gatos, mostrando o que tem de mais atual no mercado”, destacou a acadêmica. 

A programação contou também com palestras de docentes e de diversos profissionais do setor. Uma das palestrantes foi a médica veterinária Juliana Silva Oliveira, representante da empresa AGROJEM. Compartilhando sua vivência profissional, Juliana apresentou os desafios enfrentados pelos médicos veterinários no contexto do confinamento de bovinos de corte. “A realidade do campo, como acontece, como é uma operação de confinamento e como um veterinário atua dentro dessa operação, às vezes, não é muito abordada dentro da academia. Então, isso abriu bastante os olhos dos acadêmicos, a ponto de eles terem preferência por essa parte, pois hoje há muito interesse em reprodução e clínica, mas na operação, sentimos um pouquinho a falta desse profissional no mercado”, frisou a médica veterinária. 

 

 

Egressos compartilham suas experiências profissionais 

Em um inspirador retorno ao UniCatólica, os egressos do curso tiveram um momento para compartilhar suas experiências profissionais após a graduação na Instituição, promovendo uma troca enriquecedora com os estudantes que puderam expor suas dúvidas sobre o mercado de trabalho. Como destaca o médico veterinário, Filipe Carrilho Arantes Ribeiro, assessor técnico do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-TO), que na ocasião discutiu um tema de extrema relevância, o Código de Ética, aplicando situações relacionadas às redes sociais. “É muito gratificante receber um convite da Instituição onde nos formamos e ser lembrado como um dos profissionais que já ingressaram no mercado de trabalho. Acredito que tenha sido um debate de suma importância, trazendo nossas experiências enquanto profissionais já inseridos no mercado para proporcionar um pouco mais de tranquilidade aos futuros profissionais que em breve ingressarão nesse mercado de trabalho”, enfatizou o egresso. 

 

Roda de conversa com egressos do curso de Medicina Veterinária do UniCatólica.

A coordenadora do curso, a professora Mestre Juliana Pieroni, destaca a necessidade de promover atividades neste formato para os acadêmicos. “O evento proporciona uma visão mais ampla sobre a profissão e suas diversas áreas de atuação, além de possibilitar a troca de experiências com outros estudantes e profissionais presentes no evento. Este ano destacamos a participação de sete egressos do UniCatólica, que atuam em diferentes áreas da Medicina Veterinária”, ressaltou a coordenadora. 

Publicado por Lorenna Costa

Notícias Recentes

12 junho 2024
Estudantes do UniCatólica fazem visita à obra de edifício
06 junho 2024
UniCatólica oferece bolsas integrais para estudantes vulneráveis
04 junho 2024
Cuidar da Terra é Cuidar da Vida!