Pastoralidade

Católica promove evento em comemoração a Semana dos Povos Indígenas

Na segunda-feira, 22 de abril, a Pastoral da Católica do Tocantins em parceria com o Conselho Indigenista Missionário (CIMI), promoveu uma mesa-redonda sobre a Semana dos Povos Indígenas: Em defesa da Constituição Federal, contra o roubo e a devastação dos territórios indígenas. O evento aconteceu no auditório da unidade I, às 19h, e contou com a presença de algumas etnias.

O evento tratou sobre a defesa constitucional dos povos indígenas frente a devastação e o roubo de territórios, onde o direito está sendo ameaçado, também o reconhecimento dos seus direitos de se organizar socialmente e culturalmente a serem povos diferenciados da sociedade brasileira.

Sara Sánchez, que faz parte da coordenação do CIMI GO/TO, disse que “para nós é um prazer estar novamente aqui na Católica do Tocantins, e principalmente pelo contexto que estamos vivendo atualmente para garantir os direitos constitucionais dos povos indígenas. A academia é um grande aliado para essa defesa do direito”, conclui.

A acadêmica do 6º período do curso de Administração, Lunna Marques Rodrigues, fala que “é importante termos conhecimento do que acontece com esses povos indígenas, e conhecer a respeito da demarcação de seu território, que por direito são deles. Isso nos leva a conscientização e respeito da sua cultura e do seu espaço”, comenta.

Coordenador de Pastoral, professor mestre Claudecir Jaques, disse que o evento é de suma importância para a instituição, e acrescentou, ” A Católica tem grande apreço e respeito pela cultura e povos indígenas, sua ligação e sua história. Para os acadêmicos é muito importante esse contato e essa reflexão. Desperta para o respeito a diversidade e a valorização de uma cultura que e a base e origem brasileira”, finaliza.

Os povos indígenas que estiveram presentes na mesa-redonda foram: Apinajé, Krahô, Krahô-Kanela, Xerente, Karajá de Xambioá e o Krahô da Takaywrá. Após o evento, eles viajaram para Brasília, onde participarão do Acampamento Terra Livre – ATL, que é a mobilização Nacional de todos os povos Indígenas do Brasil, que está na sua 15º edição.

Publicado por carla adriana

25 abril 2024