out

CAPES aprova Doutorado em Direto na Faculdade Católica

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) aprovou a parceria entre a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS) e Faculdade Católica do Tocantins para o Programa de Doutorado Interinstitucional (DINTER) Strictu Sensu em Direito. Serão 10 vagas para membros ativos do corpo docente de Direito da Católica e demais interessados da sociedade.O edital será lançado em breve.

Na Região Norte do Brasil, existe uma oferta de aproximadamente 80 cursos de Direito, desses 15 no Tocantins. Nesse universo existe uma estimativa de pelo menos 2 mil docentes ativos e que desses, pelo menos 30% são Mestres. Assim, o DINTER será
importante para elevar a titulação e contribuir com a melhoria das publicações e das pesquisas nesta área do conhecimento.

Para a Diretora Geral da Faculdade Católica do Tocantins, Clarete de Itoz, o processo de qualificação docente tem sido um grande desafio a ser enfrentado cotidianamente pelos gestores das Instituições de Ensino Superior. “No Brasil, há grande
concentração de programas de mestrados e doutorados nas regiões Sul e Sudeste, principalmente no Direito. A Faculdade Católica do Tocantins tem incentivado o corpo docente a buscar qualificação. Promover um doutorado assegura a qualidade
da prestação de serviços educacionais e oportuniza que os docentes Mestres se qualifiquem localmente. Agradecemos a todos que contribuíram, de forma direta ou indireta, para o sucesso deste projeto”, disse a diretora.

O próximo passo é a instalação de um programa stricto sensu em nível de Mestrado acadêmico em Direito capaz de atender a demanda local e regional na qualificação de mão de obra de professores pesquisadores, fomentando e incentivando a pesquisa na área jurídica.

Dados Católica

Atualmente, a Faculdade Católica do Tocantins soma aproximadamente 2.700 estudantes de graduação lotados em 11 cursos nas diversas áreas do conhecimento e 06 cursos de especialização. Incentiva a prática da pesquisa e da extensão por meio de 05 projetos de pesquisas apoiados financeiramente pelo CNPq e 11 projetos de pesquisas e extensão financiados com recursos próprios. Desta forma, a Faculdade Católica do Tocantins vem contribuindo com o desenvolvimento da pesquisa e a inserção da Instituição na comunidade local e regional.

30 abril 2024
Inscrições abertas para competição de ponte de palito de picolé
30 abril 2024
Educadores e acadêmicos se reúnem em Café com a Reitora