fev

Aula Inaugural do NPJ aborda Metodologia de Avaliação

Aconteceu na última terça, dia 14 de fevereiro, a sétima edição da Aula Inaugural do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Católica do Tocantins. O evento foi conduzido pela professora doutora Roseli Ferreira da Silva, que abordou o tema: “Portfólio Reflexivo: uma estratégia de aprendizagem e avaliação”.

O coordenador do NPJ, professor mestre Guilherme Augusto Martins, acolheu todos os convidados dizendo, “espero que essa animação que vejo em vocês agora possa se estender, pois esse semestre teremos uma nova motivação. Aproveitem o momento para sanar as dúvidas sobre construção do portfólio reflexivo”, disse.

Roseli iniciou a palestra informando os momentos que esteve na instituição, e o trabalho realizado com os docentes em outros encontros, “com os docentes que ministram as aulas de estágio, trabalhamos para que o estágio possa ser um processo de avaliação mais formativo e não apenas somativo”, disse, explicando a diferença entre elas. A avaliação formativa considera que aprender é um longo processo, onde o aluno vai reestruturando seu conhecimento a partir das atividades que executa, já a somativa é uma decisão que leva em conta a soma de um ou mais resultados, e pode ser baseada numa só prova final.

No encontro os estudantes puderam discutir e esclarecer sobre o Portfólio Reflexivo, um conjunto de registros realizados por estudantes a respeito de suas vivências no processo ensino-aprendizagem.

Crédito: Jordania Negreiros Mota

25 abril 2024