Aplicativos criados na Católica somam mais de um milhão de downloads

Há pouco tempo publicados em lojas de dispositivos móveis, os aplicativos criados por estudantes do curso de Pós-graduação (Lato Sensu) em Desenvolvimento de Software para Dispositivos Móveis da Católica do Tocantins são sucesso em números de downloads.  Os softwares criados somam mais de 1065.975 (um milhão, sessenta e cinco mil e novecentos e setenta e cinco) arquivos baixados.

Entre os aplicativos mais baixados está o Tank Crasch, desenvolvido pelo acadêmico Frederico Pires. O jogo, que foi publicado em 12 de fevereiro, teve em pouco mais de um mês, 136.000 (cento e trinta e seis mil) downloads cumulativos, baixado por usuários de diversos países como: Albânia, Austrália, México, França e Itália. O objetivo do Tank Crasch é fazer com que o jogador conduza o tanque para destruir o vilão que aparece na tela.  Frederico acredita que o sucesso do jogo está associado ao modelo criado. “Acredito que um dos motivos de sucesso do jogo é que ele relembra jogos antigos. Os usuários até comentam sobre isso”, comentou Frederico.  Outro aplicativo criado pelo estudante foi o Quiz UFC, que até o dia 15 de Março, tinha sido baixado 1.128 (um mil, cento e vinte oito) vezes.

Mais um aplicativo com grande número de downloads é o PacMan Crasch. “O jogo que tem objetivo de entretenimento, consiste em se livrar de monstros e “praguinhas” para não perder vidas, além de conseguir comer o maior número de alimentos”, explicou Tiago Fernandes, criador do jogo.  De dezembro de 2013 até hoje o jogo teve mais de 55.000 (cinquenta e cinco mil) downloads cumulativos. Tiago também criou o Quiz Copa do Mundo.

Em menos de uma semana, o aplicativo criado pelo estudante Gabriel Santos, o Rota Fácil teve 500 downloads. No aplicativo os usuários do transporte público podem conferir o horário em que o ônibus sai da estação, e também permite que os usuários busquem por quadras as linhas de ônibus disponíveis.

O software do estudante Euclides Muniz também foi sensação entre os aplicativos com 104.038 (cento e quatro mil e trinta e oito) cópias adquiridas. O jogo é uma homenagem ao PacMan, e os usuários precisam, para ganhar pontos, desviar dos “fantasminhas” e comer as frutinhas.

Guilherme Carvalho optou por criar um software que funciona como guia turístico. Segundo Carvalho o “Tô Chegando” promete ser sensação em Palmas. O aplicativo que está disponível tanto para Androide como para Windows, traz um mapa interativo que permite, quem tem o aplicativo instalado, conhecer os atrativos, hotéis e restaurantes da cidade, como também traçar rota do ponto atual até o estabelecimento; ligar e enviar e-mail direto do aplicativo; integração com o Instagram. O Tô Chegando foi publicado no dia 11 deste mês, e já tem uma nova versão sendo preparada com a agenda dos principais eventos da capital.

Mais aplicativos

Também foram criados na pós de Desenvolvimento de Software os seguintes aplicativos: Corrida de Naves, com 3.500 downloads, publicado em fevereiro deste ano, e o Futebol Quiz, com 231 downloads, publicado em dezembro de 2013, desenvolvidos pelos estudantes Leonardo Santos e Plínio Bezerra;  Personagens Discovery Kids, com 2.595 downloads, publicado em 18 de fevereiro e o aplicativo do site Tô no Lucro, com 105 downloads, criados por Darley Passarim.  A estudante e professora da Católica Stephany Moraes  também criou o seu jogo, o Flypape, um aplicativo que permite que os usuários matem as moscas e teve 3.714 downloads.

O coordenador do curso, Professor Mestre Silvano Malfatti, falou sobre o sucesso no número de downloads. “A quantidade de dispositivos moveis disponíveis mercado é um dos grandes fatores da quantidade de cópias baixadas. Em alguns estados, a maioria das pessoas tem mais de um aparelho celular. Outro fator influenciador é a facilidade de criar um aplicativo e colocá-lo em uma loja online sem precisar de nenhuma interferência, e ter a comodidade de não se preocupar com o que vai vender, Além do mais, as pessoas procuram cada vez mais por softwares que utilizam dos recursos disponíveis nos aparelhos, como GPS, Bluetooth, Wifi, 3G, câmera e acelerômetro”, explicou Malfatti.

criado por  Darley                   criados por Leonardo             criado por Stephany

30 abril 2024
Inscrições abertas para competição de ponte de palito de picolé
30 abril 2024