Alunos de Agronomia participam de aula prática

Alunos do curso de Agronomia da Faculdade Católica do Tocantins participaram de uma palestra, realizada pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), em parceria com a instituição. O evento ocorreu na última sexta-feira, na Fazenda Fartura, zona rural de Palmas.

A palestra “Praga do coqueiro” foi tema da palestra dada pelo engenheiro agrônomo da Adapec, José Aparecido da Silva, que explicou as ações de controle e as formas de reprodução do bicudo-do-coco, principal praga dos coqueiros. “Já fazemos em várias propriedades rurais o monitoramento da praga, nesta aqui, efetuamos esta ação a cada 15 dias. Desta vez, estamos trocando experiências que poderão ser multiplicadas, para que os produtores evitem prejuízos”, diz.

O controle populacional do bicudo, agente transmissor também do anel vermelho, é feito por meio de armadilhas, colocadas a cada três hectares, em recipientes contendo o inseticida chamado feromônio e a cana-de-açúcar, para atrair o inseto. A planta atingida pode ter perda total e infestar a produção inteira, pois o inseto se aloja no seu interior, por meio da base da folha e se alimenta da seiva. “É possível que o produtor faça o controle, mas é preciso buscar informações técnicas na Adapec ou pedir o auxílio de um profissional. Para tanto, basta fazer um cadastro”, afirmou Silva.

Durante o evento, o engenheiro agrônomo da Adapec, Antonio da Silva Arieiro, debateu com os participantes, o tema: “Praga das fruteiras”. Segundo ele, as grandes vilãs da fruticultura tocantinense é a mosca-das-frutas (Anastrefha e Ceratitis), que causam grandes prejuízos econômicos, pois pode rapidamente atingir 100% da produção, se não for controlada. “O monitoramento é feito com armadilhas, contendo uma proteína hidrolisada, que atrai os insetos. Existem também o controle através de pulverização, iscas e o biológico”, destacou completando que estes insetos afetam, principalmente, a manga, goiaba e o mamão.

Para o acadêmico do 7º período de Agronomia, Felipe Castro, o contato direto com a prática amplia o universo de conhecimento. “Este momento é crucial para aplicação da teoria, e consequentemente um ganho para a atividade profissional”, disse.

14 maio 2024
UniCatólica contrata Assistente Administrativo