2019
nov
01
Institucional

Acadêmicos participam do desafio da ponte de macarrão

Aconteceu na quinta-feira, 31 de outubro, no Laboratório de Materiais de Construção, o desafio de ponte de macarrão, envolvendo os acadêmicos da Politécnica do Centro Universitário Católica do Tocantins.

O desafio era que os acadêmicos, em grupos de até 5 integrantes, deveriam montar uma ponte treliçada, dentro das normas e medidas propostas no edital, se atentando ao comprimento, altura, macarrão específico e colas (araldite/durepox) utilizadas.

Para o acadêmico do 7º período, Mayke Gomes Moreira, o desafio foi muito interessante. “Foi a primeira vez que participei de uma competição deste tipo. É gratificante por trabalhar mediante as normas e do edital, e de ver todo o esforço, dedicação, horas de sono gastas para um melhor aperfeiçoamento do projeto executado”, diz.

O desafio foi pensado e organizado pelo professor mestre Alexandre Cerqueira e professora mestra Roberta Paula Medeiros Silva, que nos disse “o projeto tem o objetivo de aperfeiçoar os conceitos de mecânica dos materiais, como o comportamento dos materiais, a ação dos esforços causando tração e compressão, conceitos de treliça, conceitos de pontes e estruturas no geral, além da integração dos alunos entre turmas e entre cursos”, explica.

Romeu Vicente, acadêmico do 6º período de Engenharia Civil, fala que “participar de um projeto desses compõem demais a vida acadêmica, pois em sala de aula fica muito difícil visualizar esforços, tensões, o que realmente acontece no meio prático. Fazendo a ponte podemos enxergar para que servem as treliças e os engastes e colocamos em prática tudo que vemos teoricamente em sala de aula”, finaliza.

Publicado por carla adriana

Notícias Recentes

25 abril 2024
UniCatólica promove Intervalo Cultural entre estudantes
25 abril 2024
Estudantes do UniCatólica participam de visita à aldeia Xerente
24 abril 2024
Estudantes de Direito participam de júri simulado no Fórum