Acadêmicos participam de Júri Simulado

Um caso de homicídio real ocorrido em 2005, o de Daniel Pedro Bezerra de Lira, foi o caso simulado pelos acadêmicos da disciplina de Prática de Estágio II – Direito Penal da Faculdade Católica do Tocantins, no II Júri Simulado que teve início na manhã de hoje, 26, no Fórum de Palmas. Os acadêmicos simularam todas as etapas de uma audiência, desde o sorteio dos jurados, passando pela acareação das testemunhas, sustentação oral, voto dos jurados e sentença.

O Júri Simulado faz parte do Projeto “Praticando o Judiciário”, e proporcionou aos acadêmicos a oportunidade de se colocaram nos papéis de Juiz, Promotor, Oficial de Justiça, Escrivão, Testemunhas, Policiais, Jurados e Advogados. Os acadêmicos comentavam entusiasmados, durante o intervalo sobre a experiência.  “Essa experiência é muito boa para a carreira; você sente como se realmente fosse um promotor. A gente pega uma paixão enorme pela causa, e tem também o convívio com os colegas, é como se eles fossem mesmo da defesa”, comentou o acadêmico Guilherme Henrique do 8º período que representa a promotoria no Júri. Para a acadêmica Jéssica Gomes, também do 8º período, o mais importante de toda esta atividade é colocar em prática o que foi aprendido dentro da faculdade. “Aprendemos muito a teoria na faculdade. Aprendemos como devemos nos comportar, o que falar e é muito importante colocar isso em prática”, disse a estudante.

O professor Leandro Jeferson também comentou sobre  a importância desta prática. “Esse tipo de prática proporciona aos acadêmicos o conhecimento de regras e posturas utilizadas na prática dos profissionais que atuam na esfera criminal, além disso, essa oportunidade do júri simulado no espaço do Fórum auxilia o aprendizado do que é visto na aula teórica, sendo, portanto na prática efetivado, aproximando o aluno o mais perto possível da realidade” disse o professor.

25 abril 2024
UniCatólica promove Intervalo Cultural entre estudantes