Acadêmicos participam da 1ª Edição do MPF em Campus

Acadêmicos de Direito participaram na manhã de hoje, 22, no auditório do Ministério Público Federal (MPF), da 1ª Edição do Projeto MPF em Campus. O projeto tem como objetivo aproximar os acadêmicos da realidade do Ministério Público, ressaltando o seu papel e dos procuradores, funções essas que não eram de conhecimento de muitos acadêmicos. “Na palestra aprendi sobre as atribuições realizadas pelo Procurador Geral da República”, afirmou o acadêmico Matheus Capolete, do 6º período de Direito.

Nesta primeira edição, quem palestrou aos acadêmicos foi o Procurador da República, João Raphael Lima. Na ocasião, João Rafael falou aos acadêmicos sobre a história e o papel do MPF. Também foi falado sobre a função de cada procurador.

Sobre o MPF

O Ministério Público Federal (MPF) é um dos órgãos que integram o Ministério Público da União. É uma instituição independente que tem autonomia com relação aos três poderes e cuja principal atribuição é fiscalizar a aplicação da lei. Logo, ele é responsável pela garantia da ordem jurídica, do regime democrático, da moralidade pública e dos direitos sociais e individuais. A proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e dos índios também é sua atribuição. Os Membros do Ministério Público Federal são os Procuradores da República.

Cabe ao MP a defesa dos direitos sociais e individuais indisponíveis, da ordem jurídica e do regime democrático, além da fiscalização da aplicação das leis, da defesa do patrimônio público e do zelo pelo efetivo respeito dos poderes públicos aos direitos assegurados na Constituição.

25 abril 2024
UniCatólica promove Intervalo Cultural entre estudantes