Estudante
Acadêmicos de Agronomia participam de oficina em herbário
Na manhã da última quarta-feira, 07, estudantes da disciplina Biologia, Morfologia e Sistemática Vegetal do curso de Agronomia do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), acompanhados pela professora doutora Evelynne Urzêdo Leão, participaram de uma “Oficina sobre a preparação de exsicatas” no herbário da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).



O local é constituído por amostras de plantas prensadas e desidratadas em estufas, fixadas em cartolinas com etiquetas contendo informações sobre o vegetal, local, data de coleta e coletor para fins de estudos botânicos, uma experiência rica em conhecimentos para os estudantes, como detalhou a professora Evelynne Urzêdo. “Na visita ao herbário foi possível conhecer um pouco sobre os exemplares de troncos de plantas fossilizadas encontradas no Monumento Natural das Árvores Fossilizadas do Tocantins e o seu resgate para preservação. Além disso, os alunos reconheceram a importância do herbário para estudo e preservação da flora tocantinense e, na prática, realizaram a coleta de plantas para herbarização e ainda colocaram a mão na massa para fazer as exsicatas. Essas atividades fora da sala de aula, principalmente para acadêmicos dos primeiros períodos, incentivam a descoberta do curso e das possibilidades que vão surgir ao longo dos semestres. A prática de exsicatas é rotineira para a disciplina de morfologia e sistemática vegetal, pois a coleta, prensagem e classificação das espécies facilitam o entendimento dos alunos sobre a morfologia e taxonomia vegetal”, explicou a docente.




Para o estudante do segundo período do curso, Wevesson Lidman Holanda Martins, a oficina trouxe novos conhecimentos. “Eu nunca tinha participado, achei bem interessante. É algo que facilita muito na questão da procura da espécie e para estudos, um trabalho que preserva as características das plantas, creio que esse conhecimento vai me ajudar tanto na vida profissional, tanto pessoal”, enfatizou Wevesson.
