maio

Terceiro dia de semana acadêmica é marcado por minicursos e visitas técnicas

Aconteceu ontem, 15 de maio, mais um dia da Semana Acadêmica da Católica do Tocantins. O evento contou com palestras, visitas, oficinas e debates que têm como objetivo levar informações técnicas, conhecimentos tecnológicos, além de proporcionar aos acadêmicos o contato com profissionais na área.

A programação do terceiro dia de Semana Acadêmica iniciou com uma visita técnica na Estação de Tratamento de Água da Capital, promovida pelo curso de Engenharia Ambiental e Sanitária.

Os estudantes de Arquitetura e Urbanismo aproveitaram o dia para participar da oficina “Estudo da Forma”, com as professoras Cejane Pacini e Fernanda Bandeira.

De acordo com a professora Cejane, “essa oficina foi proposta para amadurecer o estudo da forma e mostrar como isso implica na Arquitetura. Um vez que a forma é o resultado de toda uma composição de várias variáveis que vão inserir no projeto”.

Na unidade II, os cursos de Agronomia e Zootecnia realizaram a oficina “Manejo eficiente de irrigação”, e as palestras “Rentabilidade no setor agropecuário: Preço é o mais importante?” e “Insight e empreendedorismo”.

Os cursos de Ciências Contábeis e Administração promoveram a oficina: “Juventude Empreendedora”, em parceria com o Sebrae – TO. Já o curso de Direito apresentou aos acadêmicos a palestra “Políticas Públicas e combate à Corrupção”.

O debate “Regulamentação da Profissão: vantagens e desvantagens”, foi promovido pelo curso de Sistemas de Informação e foi debatido por: Fredson Vieira Costa, Frederico Pires Pinto, Castro Henrique Cunha de Sousa, Mailson Santos de Oliveira.

O curso de Engenhara Civil contribuiu com o curso Math Type, que é um poderoso editor de equações interativas para Windows que permite criar anotações matemáticas para processamento de texto, páginas da Web, editoração eletrônica, e apresentações para documentos, etc.

A acadêmica do 9º período do curso de Engenharia Civil, Samara Dias, fala que a semana acadêmica é importante pela diversidade de palestras que agregam valor ao currículo do acadêmico, “hoje mesmo estou participando do curso de math type, uma ferramenta muito importante no desenvolvimento de equações, porém pouco utilizado pelos acadêmicos”, comenta.

Já o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária corroborou com o minicurso “Dados Hidrológicos para a Gestão de recursos Hídricos: Obtenção em bancos digitais”, ministrado pelo professor mestre Thiago Bandeira, que disse que o minicurso teve como objetivo principal “proporcionar aos alunos o conhecimento do sistema integrado de informações de recursos hídricos disponíveis nas plataformas digitais”, comenta.

Taiane Pereira da Silva, acadêmica do 7º período do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária disse que “a Semana Acadêmica está sendo de grande importância, pois estamos colocando em prática o que aprendemos na teoria através de visitas técnicas e workshops”, finaliza.

Publicado por carla adriana

25 abril 2024