nov

Estudantes de Engenharia expõe trabalhos do Projeto Natal

Marielen Wieczorek Frantz

Os acadêmicos dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia Ambiental, matriculados na disciplina de Física III, ministrada pelo professor mestre Rafael dos Anjos, participaram do projeto “Natal e Física III”.

Os estudantes foram desafiados a produzirem algo com os conhecimentos da disciplina associados a um motivo natalino com movimento, iluminação. Os trabalhos foram apresentados ao professor durante a semana e a exposição aconteceu no hall do bloco 1, nos dias 19, 20 e 22 de novembro, das 19h30 às 21h.

Wemerson de Oliveira Sousa, acadêmico do 4º período de Engenharia Civil, fala que “a concepção do nosso projeto veio visando uma replicação aqui na cidade, por exemplo, nós temos em Palmas a “cidade dos sonhos” realizada no Parque Cesamar, então se multiplicarmos 100 vezes mais este projeto, conseguimos iluminar, inovar e ainda tocar música nesses ambientes de circulação comum para os cidadãos da capital, e tudo isso movido com energia solar”, conta ele.

Para o acadêmico Philipe Daniel de Souza Pereira, 7º período de Engenharia Civil, descreve que “nosso projeto é um trenó de natal, controlado por uma placa eletrônica chamada arduíno, ele se movimenta de maneira autônoma detectando qualquer tipo de obstáculo que estiver a sua frente, e quando encontrar esse obstáculo ele procura mudar de direção. Foi uma experiência inovadora, exigindo bastante da nossa criatividade”, comenta.

Professor da disciplina, mestre Rafael dos Anjos disse que ”o objetivo do projeto deles, é trabalhar a aprendizagem baseada em projetos e sustentabilidade, trazendo o tema natalino. O projeto em si é sustentável, nenhum dos projetos precisam de energia de terminal, todos são sustentáveis ou por placa solar ou por material piezoelétrico, que é inovador. Desde o começo do projeto nós temos a metodologia para que todos consigam apresentar, o projeto é realizado por etapas, tem o momento de apresentação da ideia, depois eles trazem o esboço, uma arte final e a apresentação final”, finaliza.

01 julho 2024
Curso de Zootecnia do UniCatólica promove 2ª edição do Pet Day