2016
set
13
Geral

Matopiba será tema do II Management Meeting

Com o tema Matopiba: desafios e oportunidades, o curso de Administração da Católica do Tocantins promoverá nos dias 15 e 16 de setembro o II Management Meeting (MM). O evento é promovido em comemoração ao Dia do Administrador, comemorado no dia 09 de setembro, e acontecerá no auditório da unidade I, da Católica do Tocantins.

De acordo com a coordenadora do curso de Administração, professora mestra Luzinete Almeida, a escolha do tema é pertinente, vez que o Tocantins faz parte das áreas de influência do Matopiba – região considerada a última grande fronteira agrícola do País. “O evento acontecerá com o intuito de esclarecer e debater os desafios e as oportunidades do Matopiba, no sentido de conhecer a viabilidade da região, na perspectiva do desenvolvimento e aumento da eficiência da infraestrutura logística, apoio à pesquisa, tecnologia e inovação voltados às atividades agrossilvopastoris (florestas com agricultura e pecuária simultânea ou sequencial) ”, citou a coordenadora.

A programação do evento contará com a apresentação cultural de voz e violão do cantor e apresentador de TV, Diomar Naves, e a participação da Senadora Kátia Abreu, que ministrará palestra com o tema do evento: Matopiba: desafios e oportunidades, e com o agrônomo, Ramis Tetu, que falará sobre o tema: O Matopiba sob o olhar amplo da sustentabilidade.

Além das palestras e momentos culturais, os acadêmicos participarão de sorteios de brindes e gincana. O evento é aberto para participação de todos. O passaporte para o evento é a camiseta que custa R$ 15,00 (quinze reais) que deverá ser adquirida na coordenação do curso.

Sobre o Matopiba

O Matopiba é o nome dado a uma região agrícola que abrange parte de alguns estados do Norte e do Nordeste brasileiro. A palavra foi criada a partir das primeiras sílabas dos nomes estados que tem zona rural no território do Matopiba: Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. O Matopiba é formado por parte dos municípios dos Estados do Maranhão (33%), Tocantins (38%), Piauí (11%) e Bahia (18%). De acordo com dados do IBGE e da Conab, região é responsável por 9,7% da produção de 201,5 milhões de toneladas de grãos prevista para o país na safra 2014/2015.

O território do Matopiba foi oficialmente regulamentado pelo governo brasileiro somente em 2015, quando a área já chamava atenção de investidores, agricultores e diversos setores da economia brasileira e de outros países. Os índices de produtividade local têm permitido uma participação competitiva no mercado do agronegócio.

 

Publicado por ANA CLAUDIA RICHARDELLI MOREIRA DE C. SOARES

Notícias Recentes

01 julho 2024
Curso de Zootecnia do UniCatólica promove 2ª edição do Pet Day
26 junho 2024
8ª edição do Agrárias Chef traz sabores dos estados brasileiros
24 junho 2024
Estudantes são premiados em Competição de Pontes de Palitos