dez

Estudante de Engenharia Ambiental palestra na XIII SESMA

Durante os dias 27 e 30 de novembro, o acadêmico Zudivan Peterli, formando do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), participou como palestrante da XIII Semana Estadual de Saneamento e Meio Ambiente (XIII SESMA), com tema “Gestão Sustentável do Saneamento”, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (FINDES), em Vitória-ES.

O evento foi realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), Seção Espírito Santo, em parceria com o Sindicato das Empresas de Reciclagem do Espírito Santo (SimReciclo), trazendo temas ligados ao reúso da água, reciclagem e economia circular, sustentabilidade ambiental, possibilidades de aproveitamento de resíduos de Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), de Estações de Tratamento de Água (ETA) e de Aterros Sanitários.

Formando do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Zudivan Peterli, foi palestrante na XIII SESMA no Espírito Santo.

A programação contou a presença de autoridades do Setor de Saneamento e grandes nomes da Engenharia Sanitária nacional e de outras áreas afins, em palestras, painéis e mesas que discutiram e explanaram sobre a situação atual do Brasil, o Marco Legal do Saneamento, a importância do reúso como alternativa sustentável, e sua importância frente às condições climáticas que assolam o mundo e que pedem certa urgência em reutilização dos recursos hídricos.

O acadêmico foi um dos palestrantes, abordando o tema ligado a modernização e continuidade dos sistemas de tratamento de esgoto do tipo lagoas de estabilização dentro da mesa redonda de tema “Configurações Inovadoras de Lagoas de Estabilização e de Fotobiorreatores para o Tratamento e Recuperação de Recursos de Esgoto Sanitário”.

Para Zudivan a graduação na instituição desempenhou um papel essencial na obtenção de conhecimento técnico e científico. “O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UniCatólica aprofundou a minha percepção sobre a importância das tecnologias e saberes regionais, permitindo levar para outros estados brasileiros o conhecimento vivido e experimentado pelos professores de nosso curso e profissionais tocantinenses do saneamento.”, declarou.

Na ocasião, ocorreu uma mesa redonda moderada pelo Dr. Ing. Ricardo Franci (UFES) e teve como debatedores o Dr. Rafael Bastos (UFV), Dr. Mauro Roberto Felizatto (CAESB/UNESCO) e o formando Zudivan Peterli. “Foram abordados temas atuais sobre o saneamento e seus desafios para alcançar a universalização do esgotamento sanitário nas cidades brasileiras, contexto que levei a experiência tocantinense no uso de lagoas de estabilização, uma solução baseada na natureza (SBN) para o tratamento de esgoto sanitário, mostrando que tal sistema não é ultrapassado e deve continuar presente no rol de tecnologias disponíveis para alcançar a universalização em alinhamento com os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU, pois as SBN somam para a transformação do mundo em um ambiente mais justo, igualitário e sustentável.”, compartilhou o acadêmico.

Publicado por Lorenna Costa

01 julho 2024