jun
Visita técnica

Acadêmicos realizam visita técnica em aterro sanitário

Estudantes do 8˚ período do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Unicatólica, matriculados na disciplina Tratamento e Disposição de Resíduos Sólidos, realizaram no dia 09 de junho, uma visita técnica ao Aterro Sanitário de Palmas. A visita foi conduzida pela coordenadora do curso, professora doutora Danielle Magalhães Ohofugi.

Os acadêmicos foram recepcionados e guiados pelo engenheiro civil, mestre João Marques, e o economista e mestre em engenharia ambiental, Adelúzio Azevedo, técnicos da Prefeitura Municipal de Palmas.

Durante o encontro, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer todo o histórico de implantação do Aterro Sanitário, incluindo os aspectos técnicos e operacionais. Foi possível também, verificarem na prática, as obras de impermeabilização que são realizadas no terreno, a coleta do chorume, a queima do gás formado na decomposição do resíduo, além de conhecerem dados técnicos, referentes a capacidade que o aterro tem de receber resíduos até o esgotamento de sua capacidade (aproximadamente 20 anos).

Os acadêmicos também conheceram o “Museu do Lixo” que funciona no local e é composto por materiais resgatados pelos funcionários do aterro, meio a toneladas de resíduos que chegam diariamente, e agora estão expostas para os visitantes.

Para o acadêmico Djavan Maciel Araújo, a visita propiciou aprendizado que complementou a teoria que foi ministrada em sala de aula e os conhecimentos adquiridos foram além de suas expectativas.

O estudante Guilherme Bandeira ficou encantado com a organização do aterro, “a visita foi excelente, ver um aterro em atividade é um grande aprendizado, conhecer as dificuldades que eles enfrentam, os desafios. Mas destaco a qualidade do local: lagoas aparentemente com seus chorume bem tratado, balança e monitoramento de entrada e saída feita com qualidade”, finaliza.

A coordenado do curso, Danielle Ohofugi, destacou a importância da realização de atividades práticas nos cursos de Engenharia. “A inclusão das práticas reais no meio acadêmico, a partir do conhecimento da realidade das obras de engenharia, proporciona aos acadêmicos o conhecimento real das técnicas de dimensionamentos e monitoramento aprendidos em sala de aula”, afirmou.

Publicado por Jordania Negreiros Mota

07 maio 2024
UniCatólica promove a 1ª edição do International Day
06 maio 2024