Covid19

UniCatólica realiza doação para combate ao COVID-19

Para ajudar no combate ao novo coronavírus no Tocantins, o Centro Universitário Católica do Tocantins vem atuando em diversas frentes, entre elas está o fortalecimento das áreas de conhecimento científico.

Na manhã dessa segunda-feira, 08 de junho, o UniCatólica cedeu ao Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen-TO) 25 litros de álcool absoluto,1000 Ponteiras microlitros, 300 unidades de tubo falcom 15 ml, 600 unidades de swabs e 2000 pipetas de pasteur dentre outros, que contribuirão para a realização de testes de diagnóstico da doença, recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo a professora mestra Ila Raquel Mello Cardoso, que trabalha no Núcleo Técnico de Monitoramento e Assessoria da direção do Lacen, o laboratório está processando cerca de 500 amostras diárias, “por mais que a gente tenha recebido do Governo Federal e do Governo Estadual insumos e equipamentos para a realização destes testes do COVID-19, eles já estão se esgotando, por isso, esses insumos que o UniCatólica está nos doando vai auxiliar muito por serem itens de difícil acesso, já estão escassos no Brasil, e são itens de grande importância para não pararmos algumas atividades dessas análises do COVID”, fala.

Sobre a doação, o Reitor do Unicatólica Pe. Helenes Oliveira de Lima, fala que “o Centro Universitário Católica do Tocantins, nascido do Coração da Igreja Católica, se solidariza com a comunidade de Palmas neste período de pandemia do COVID-19. Além de cumprir todas as medidas provisórias, decretos federal, estadual e municipal, o UniCatólica tem cuidado da comunidade acadêmica por meio de medidas protetivas e busca também contribuir com a comunidade externa”, disse.

Ainda de acordo com o reitor, “esta doação me faz lembrar um trecho bíblico (At. 20,35). “Há muito mais felicidade em dar do que em receber”. Agradecemos a Lacen-TO por ter nos dado a oportunidade de fazer esta doação”, finaliza.

Publicado por carla adriana

14 maio 2024