2019
nov
01
Geral

UniCatólica apresenta projeto sustentável para parlamentar

O Centro Universitário Católica do Tocantins recebeu na tarde do dia 30 de outubro a deputada estadual Cláudia Lelis, para apresentar o projeto de reutilização de vidro descartado na construção civil, desenvolvido pelos acadêmicos e professores de Engenharia Civil da instituição. Na ocasião, a deputada foi recebida pelo reitor do UniCatólica, Helenes de Oliveira, pelo pró-reitor de administração, Rilu Dani, e pelos professores, doutor Antônio Rafael Bôsso, mestre Leonardo Furtado e mestra Roberta Medeiros.

Cláudia Lelis ficou encantada, e disse que apoia o projeto por ele ser sustentável. “As coisas só funcionam se forem sustentáveis. Quero agradecer a todos por me darem essa oportunidade de conhecer hoje esse projeto que transforma vidro em material base para a construção civil. Eu acredito na sustentabilidade e no poder transformador da educação”, declara.

Para o reitor a parceria entre a instituição e o poder público é de extrema importância, pois o UniCatólica tem a missão de levar o conhecimento para fora da universidade e ajudar o desenvolvimento do Estado.

Antônio Bôsso acredita que cuidar do meio ambiente é obrigação e dever de todos. “Ao trabalhar com o vidro no concreto, estamos colocando em prática parte desse cuidado, pois a cadeia de reutilização do vidro precisa ser melhor divulgada e trabalhada na cidade de Palmas, pois muito vidro ainda vai para o lixo”.

Para Miquéias Lasales, do 10º período de Engenharia Civil, um dos estudantes que desenvolveu o projeto “ao buscar por matéria-prima sem valor agregado no concreto e que tenha características semelhantes daquelas obtidas usando material convencional poderá ter um maior espaço na construção civil pela redução dos resíduos e consequentemente tornando-se uma ciência mais sustentável. Além de ser uma forma sustentável de designar o material sem valor agregado no caso do vidro ao concreto, também ajuda na não proliferação de vetores como o Aedes Aegypti”, finaliza.

De acordo com os estudos realizados nos laboratórios da instituição e apresentados no 61º Congresso Brasileiro de Concreto – IBRACON, em Fortaleza, no período de 15 a 18 de outubro de 2019, o vidro foi usado em várias proporções substituindo a areia de rio pelo resíduo de vidro para produção de peças de pisos intertravados, obtendo ótimos resultados, mostrando muito eficiente em relação ao desempenho físico e mecânico.

Publicado por Jordania Negreiros Mota

Notícias Recentes

01 julho 2024
Curso de Zootecnia do UniCatólica promove 2ª edição do Pet Day
26 junho 2024
8ª edição do Agrárias Chef traz sabores dos estados brasileiros
24 junho 2024
Estudantes são premiados em Competição de Pontes de Palitos