nov

1º Show Rural capacita produtores rurais de Lajeado

Cerca de 100 pessoas, entre produtores rurais da Comunidade Pedreira de Lajeado, estudantes e docentes do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) participaram do 1º Show Rural do município no último sábado, 19. Durante o evento, os participantes estiveram envolvidos em oficinas e palestras com temas voltados à agricultura e produção no campo e contou com o apoio também dos técnicos do Sistema FAET/Senar Tocantins e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins).

Na oportunidade, foram abordados temas sobre saúde e segurança no trabalho rural, construção de carneiro hidráulico artesanal, criação de biofertilizantes e uso de drones em áreas agrícolas. Além disso, também teve exposição de equipamentos tecnológicos que garantir eficácia na rotina de trabalho do campo.

A estudante do quarto período de Agronomia, Maria Eduarda Coelho, conta detalhes da experiência em campo. “Foi gratificante, pois tivemos a oportunidade de apresentar sobre os produtos que desenvolvemos durante todo o semestre. O momento permitiu também que a gente conhecesse alguns produtores e eles levaram pequenas amostras do nosso trabalho para fazer aplicação em suas propriedades”, relatou a estudante.

Guido Canisio Reis veio do Rio Grande do Sul investir no Tocantins e morar na Comunidade Pedreira. Segundo o produtor, a oportunidade foi enriquecedora para o desenvolvimento das atividades no campo. “Parabenizo o UniCatólica pelo trabalho realizado aqui, esperamos que tenhamos outras vezes, porque sempre conseguimos tirar proveito e isso pode ser aplicado em várias áreas”, comentou o produtor.

Publicado por Kezia Noá

25 abril 2024