Núcleo de Práticas Contábeis

Núcleo de Práticas Contábeis apresenta Balanço do IRPF

Durante os meses de março e abril o Núcleo de Práticas Contábeis (NPC) do Centro Universitário Católica do Tocantins, por meio do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), realizou ações de modo a capacitar, orientar e auxiliar a comunidade acadêmica na elaboração e entrega da Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF 2021).

Em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Tocantins (CRC-TO), o NPC/NAF realizou a palestra “Imposto de Renda Pessoa Física” com o contador e vice-presidente do CRC – TO, Márcio Sousa Ribeiro. O evento aconteceu no dia 10 de março, com a participação de ouvintes internos e externos.

Nos dias 17, 24 e 31 de abril foram realizados os treinamentos e as capacitações de estudantes para atuarem na orientação e consultoria a contribuintes quanto ao correto preenchimento e entrega da DIRPF 2021. As capacitações foram ministradas pelo professor mestre Leonardo dos Santos Bandeira, que coordena o NPC/NAF e contou com a participação de 24 estudantes UniCatólica dos cursos de Administração e Ciências Contábeis.

Além dos atendimentos e consultoria para preenchimento e entrega da DIRPF 2021, o NPC/NAF prestou atendimento em abril e maio também a Microempreendedores Individuais (MEI). Os balanços das ações no período é o seguinte:

Auxílio à consulta à situação fiscal 3
Auxílio à elaboração e orientações sobre a DIRPF 2021 8
Informações gerais sobre o MEI 3
Elaboração e entrega da DASN – MEI 2
Emissão de guias para pagamento DAS – MEI 2
Geração de código de acesso ao e-CAC 1
Geração de código de acesso ao SIMEI 1
Total de Ações 20

“O papel do NPC/NAF, além de propiciar formação e experiências práticas aos acadêmicos, deve ser o de prestar um serviço social de atendimento e auxílio a contribuintes no cumprimento de suas obrigações fiscais e, para isso, a comunidade pode contar com o UniCatólica”, comenta o professor Leonardo, coordenador das atividades dos núcleos.

Publicado por Jordania Negreiros Mota

30 abril 2024
Inscrições abertas para competição de ponte de palito de picolé
30 abril 2024