ago
Internacionalização

Núcleo de Internacionalização conta com nova coordenadora

A zootecnista Angélica Pedrico assumiu a coordenação do Núcleo de Internacionalização do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) no último dia 16 de julho, atribuição estabelecida pela portaria 36/2021 da Instituição. A docente possui experiência internacional, vivenciada durante a realização do doutorado, e atua na área de Produção animal.

Em entrevista, Angélica Pedrico comentou sobre os projetos que pretende desenvolver e as expectativas para a nova missão de ser coordenadora.

1) Quais serão as suas ações à frente da coordenação do Núcleo?
As ações serão voltadas com o intuito de promover a internacionalização do currículo para toda comunidade educativa do UniCatólica. Para isso, os esforços da Internacionalização visam:
• Promover ações de cooperação internacional para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia;
• Estimular o acadêmico ao aprendizado de uma nova língua e favorecer a expansão da cultura do cidadão bilíngue;
• Incentivar e promover eventos que permitam o intercâmbio de pessoas e ideias no âmbito científico e cultural;
• Estabelecer parcerias estrangeiras para o desenvolvimento de projetos de pesquisa com cooperação internacional;
• Motivar o acadêmico às constantes buscas de novos horizontes, a fim de maximizar a visão de futuro no mercado internacional;
• Incentivar os acadêmicos para a participação de programas internacionais de cunho acadêmico;
• Fortalecer o processo de ensino-aprendizagem através da promoção dos cursos ofertados pelo UniCatólica em rede internacional.

2) Em termos de melhorias, o que os acadêmicos podem esperar?
Ampliação de parcerias estrangeiras em instituições de ensino de renome internacional, consolidação de programas que favoreçam aos acadêmicos uma experiência de internacionalização; estabelecimento de projetos de pesquisa com cooperação internacional e viabilização de apoio financeiro para a facilitar aos acadêmicos a participação de programas internacionais.

3) Quais os desafios que você acredita que vai enfrentar?
O momento atual nos apresenta um cenário totalmente novo e inovador, acredito que muitos desafios serão enfrentados, alguns referem-se à conscientização da Comunidade Educativa do UniCatólica quanto a importância do domínio de uma nova língua e a viabilização da participação de programas internacionais de cunho acadêmico.

4) Como está hoje o mercado de trabalho para a área?
O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e competitivo, o profissional que tiver uma experiência internacional, fluência em outra língua e participação em pesquisa internacional com certeza estará mais preparado para atender as demandas desse mercado, é importante destacar que além de adquirir habilidades e competências na área de atuação, a experiência internacional dará ao acadêmico a oportunidade de ter contato com estudantes e pesquisadores de outros países, além de vivenciar outras culturas, fatores que agregam de forma positiva o currículo.

Minicurrículo
Possui graduação em Zootecnia (2006), mestrado em Ciência Animal Tropical (2008). Cursou doutorado em Ciência Animal Tropical (2013) pela Universidade Federal do Tocantins e fez doutorado sanduíche pela Universidade da Flórida (EUA). Realizou o pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal Tropical (UFT). Atua na área de Produção Animal e integra o Quadro de Docentes do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica).

Publicado por Kezia Noá

25 abril 2024