2021
ago
04
Internacionalização

Núcleo de Internacionalização conta com nova coordenadora

A zootecnista Angélica Pedrico assumiu a coordenação do Núcleo de Internacionalização do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) no último dia 16 de julho, atribuição estabelecida pela portaria 36/2021 da Instituição. A docente possui experiência internacional, vivenciada durante a realização do doutorado, e atua na área de Produção animal.

Em entrevista, Angélica Pedrico comentou sobre os projetos que pretende desenvolver e as expectativas para a nova missão de ser coordenadora.

1) Quais serão as suas ações à frente da coordenação do Núcleo?
As ações serão voltadas com o intuito de promover a internacionalização do currículo para toda comunidade educativa do UniCatólica. Para isso, os esforços da Internacionalização visam:
• Promover ações de cooperação internacional para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia;
• Estimular o acadêmico ao aprendizado de uma nova língua e favorecer a expansão da cultura do cidadão bilíngue;
• Incentivar e promover eventos que permitam o intercâmbio de pessoas e ideias no âmbito científico e cultural;
• Estabelecer parcerias estrangeiras para o desenvolvimento de projetos de pesquisa com cooperação internacional;
• Motivar o acadêmico às constantes buscas de novos horizontes, a fim de maximizar a visão de futuro no mercado internacional;
• Incentivar os acadêmicos para a participação de programas internacionais de cunho acadêmico;
• Fortalecer o processo de ensino-aprendizagem através da promoção dos cursos ofertados pelo UniCatólica em rede internacional.

2) Em termos de melhorias, o que os acadêmicos podem esperar?
Ampliação de parcerias estrangeiras em instituições de ensino de renome internacional, consolidação de programas que favoreçam aos acadêmicos uma experiência de internacionalização; estabelecimento de projetos de pesquisa com cooperação internacional e viabilização de apoio financeiro para a facilitar aos acadêmicos a participação de programas internacionais.

3) Quais os desafios que você acredita que vai enfrentar?
O momento atual nos apresenta um cenário totalmente novo e inovador, acredito que muitos desafios serão enfrentados, alguns referem-se à conscientização da Comunidade Educativa do UniCatólica quanto a importância do domínio de uma nova língua e a viabilização da participação de programas internacionais de cunho acadêmico.

4) Como está hoje o mercado de trabalho para a área?
O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e competitivo, o profissional que tiver uma experiência internacional, fluência em outra língua e participação em pesquisa internacional com certeza estará mais preparado para atender as demandas desse mercado, é importante destacar que além de adquirir habilidades e competências na área de atuação, a experiência internacional dará ao acadêmico a oportunidade de ter contato com estudantes e pesquisadores de outros países, além de vivenciar outras culturas, fatores que agregam de forma positiva o currículo.

Minicurrículo
Possui graduação em Zootecnia (2006), mestrado em Ciência Animal Tropical (2008). Cursou doutorado em Ciência Animal Tropical (2013) pela Universidade Federal do Tocantins e fez doutorado sanduíche pela Universidade da Flórida (EUA). Realizou o pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal Tropical (UFT). Atua na área de Produção Animal e integra o Quadro de Docentes do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica).

Publicado por Kezia Noá

Notícias Recentes

25 abril 2024
UniCatólica promove Intervalo Cultural entre estudantes
25 abril 2024
Estudantes do UniCatólica participam de visita à aldeia Xerente
24 abril 2024
Estudantes de Direito participam de júri simulado no Fórum