Pesquisa e Extensão

Estudantes de Zootecnia fazem monitoramento de vacas leiteiras

No último sábado, 21, estudantes dos 6º, 7º e 8º períodos do curso de Zootecnia do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) realizaram um estudo intensivo sobre o comportamento ingestivo de vacas leiteiras, os animais são monitorados em tempo real a cada 15 minutos pelo projeto SafeCows e por colares. Todos os estudantes envolvidos no estudo tinham experiência prévia na avaliação desse tipo de comportamento.

Durante 24 horas, as vacas foram observadas de forma contínua, com foco em atividades como ruminação, ócio e alimentação . O objetivo foi determinar o tempo gasto em cada uma dessas atividades e validar os dados fornecidos pelas biocápsulas e colares. A estudante Stephany Arndt está usando o experimento para escrever seu TCC e está otimista com os resultados: “Foi um trabalho em equipe, mesmo revezando a escala de horários, foi um processo cansativo, mas deu tudo certo e acredito que vamos colher bons frutos deste momento”, declarou.

Para a professora Dra. Angélica Pedrico, a participação dos estudantes é muito relevante. “Com esse acompanhamento de 24 horas, os estudantes puderam perceber as diferenças no comportamento ingestivo de vacas leiteiras nos diferentes horários do dia. Isso é extremamente importante na formação dos Zootecnistas para determinação do manejo alimentar e a influencia da dieta no comportamento ingestivo, dessa forma estudos que avaliam o comportamento em tempo real e correlaciona com os dados obtidos por intermédio da tecnologia sāo fundamentais na implementação de tecnologias utilizadas na produção animal,” explicou.

O projeto SafeCows foi lançado em fevereiro de 2022 em parceria com a AR Inovações e BrDot, e utiliza biocápsulas para estudar parâmetros fisiológicos em vacas leiteiras. Essas cápsulas, são inseridas no rúmen do animal e fornecem dados sobre a saúde e produtividade das vacas, incluindo a temperatura ruminal e os movimentos peristálticos.

Publicado por Luma Marinho

26 setembro 2024
UniCatólica recebe visita do Superior Geral dos Estigmatinos
24 setembro 2024