fev
Doutorado

Docente conclui Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia

A docente e coordenadora do Laboratório de Soluções Inteligentes e Sustentáveis (LabSIS) do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), Ila Raquel Mello Cardoso, recebeu no último sábado, 26 de janeiro, o título de Doutora na área de Biodiversidade e Biotecnologia, pelo Programa Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (PPG-BIONORTE) da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

A tese apresentada foi intitulada como “Cinética da Hidratação dos Grãos de Milho Verde e Milho Doce com Foco no Uso da Biodiversidade para Produção de Conservas Alimentícias”. A professora destacou os aprendizados obtidos durante a especialização que durou 4 anos. “A formação e a experiência adquirida durante este doutorado, possibilitou-me um grande aproveitamento acadêmico e profissional, pois associou um experimento prático, sobre o plantio de milho doce e milho verde no estado do Tocantins, com os cálculos estatísticos, modelagem matemática e redes neurais artificiais com foco na industrialização de conservas alimentícias. Então só tenho a agradecer a Deus por esta conquista e seguirei estudando e aperfeiçoando os meus conhecimentos, para que eu possa continuar exercendo a minha profissão de docente, a qual sou eternamente grata por exercê-la”, disse Ila Raquel.

Durante o Doutorado, a professora também publicou um capítulo de livro, um artigo em revista com qualis A3, e possui um artigo que segue em etapa de aprovação para divulgação.

O programa

Segundo informações da UFT, a proposta do Programa está baseada no tripé biodiversidade – biotecnologia – conservação, na convicção de que o melhor conhecimento da biodiversidade contribuirá para o desenvolvimento da biotecnologia, e que ambas serão extremamente importantes para a conservação do Bioma Amazônico.

O PPG Bionorte vem atender um dos principais objetivos da Rede Bionorte, que é a formação de doutores. A proposta do Programa, que é na sua essência regional (interestadual), multi-institucional e interdisciplinar – focaliza o desenvolvimento de bioprocessos e bioprodutos objetivando a conservação do bioma e o desenvolvimento de um setor industrial baseado na biodiversidade Amazônica.

Publicado por Kezia Noá

25 abril 2024