2023
mar
07
Colóquios

Desafios do combate à fome são discutidos no UniCatólica

Fraternidade e Fome no Contexto Amazônico foi o tema de colóquio realizado na noite dessa segunda-feira, 6, no Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), em alusão à Campanha da Fraternidade 2023. Promovido em parceria entre o UniCatólica, a União Brasileira de Educação Católica (Ubec) e a Escola de Fé, Política e Cidadania Dom Heriberto Hermes, do Regional Norte 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o evento reuniu, em transmissão ao vivo por meio do canal institucional no Youtube, docentes, estudantes, administrativos e comunidade externa.

Na oportunidade, o Arcebispo Metropolitano de Palmas e presidente do Regional Norte 3 da CNBB, Dom Pedro Brito Guimarães, lembrou que a fome é uma dura realidade, resultado da desigualdade social. “A fome no Brasil é fruto da ganância de uns em detrimento de outros. A fome no Brasil é escandalosa, é uma tragédia e um crime, é uma vergonha, é seletiva”, alertou. Citando o Evangelho, o Arcebispo enfatizou ainda que a fome contradiz o projeto de Deus.

Por sua vez, a Professora Doutora Reijane Pinheiro da Silva (PPGDR- UFT) destacou em sua fala o contexto de fome e vulnerabilidade enfrentada pelas comunidades indígenas do Tocantins. “Nas condições em que os povos indígenas do Tocantins vivem hoje, a gente pode dizer que a situação de fome está associada principalmente com a insegurança dos territórios e com a pressão do modelo de desenvolvimento hegemônico”, pontuou a pesquisadora.

O Colóquio contou também com a participação do coordenador das pastorais sociais, da REPAM-RR e assessor da PJ-RR, Irmão Danilo Correia Bezerra; e do professor Dr. º José Reinaldo Felipe Martins Filho, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da PUC- GO. O evento foi mediado pelo coordenador da Pastoralidade do UniCatólica, Professor Mestre Rafael Furtado, e pela Professora Mestra Helena Mendes da Silva Lima, e contou com a participação da pró-reitora Acadêmica do UniCatólica, Professora Mestra Mariana Lacerda Barboza Melo.

Em suas falas, os palestrantes abordaram os desafios que envolvem o combate à fome, os fatores econômicos, sociais e humanos que tornam o tema recorrente e a necessidade de um olhar de todos os âmbitos da sociedade, onde cada cidadão se veja como sujeito de transformação.

A realização do Colóquio contou com a parceria da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec),  do Programa Universitário Amazônico (Puam) e da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam). A Campanha da Fraternidade chega, em 2023, à sua 59ª edição. Neste ano, a CNBB traz como tema “fraternidade e fome” e como lema “dai-lhe vós mesmos de comer” (Mt 14,16).

Publicado por Jordania Negreiros Mota

Notícias Recentes

24 abril 2024
Estudantes de Direito participam de júri simulado no Fórum
22 abril 2024
UniCatólica participa de projeto promovido pelo MPTO
19 abril 2024
Egressa de Zootecnia trabalha em pesquisa nos EUA