Manual do Calouro

Manual do calouro: O que é necessário saber desde os primeiros dias no UniCatólica?

Você deve estar pensando: Ai, meu Deus! Coloquei o pé na graduação. E agora? Primeiramente, seja bem-vindo (a), meu filho (a)! A partir de hoje essa instituição servirá como uma casa para você.

Separei algumas informações e dicas que você deve saber a partir dos primeiros passos que der aqui dentro e vão te nortear. Vamos lá!

Conheça cada cantinho desse lugar

Vamos começar pela parte que mais chama a sua atenção e enche os olhos: a infraestrutura. A unidade I é dividido em dois blocos grandões que totalizam 21.875,05m² de área construída, com 52 salas ativas, ah detalhe: no início vai ser muito normal se perder, depois de bater muita perna por aí, você irá memorizar cada lugar.

Ao entrar no hall, à sua direita estará localizado todo o bloco I que abrange as salas de aulas, os setores administrativos, o Tribunal do Júri, o Connect Village, o Núcleo de Práticas Contábeis (NPC) e o LabSIS, espaços muito legais de inovação que você terá o prazer de conhecer e vivenciar muitas experiências enriquecedoras para a sua trajetória profissional. O bloco II, o verdinho, tem quatro andares que comportam: a biblioteca, o auditório, os laboratórios, e mais salas de aulas.

Com aproximadamente 7.500,00m² de área construída, a unidade II possui 18 salas ativas e reúne toda a galera do Agro, uma clínica veterinária muito top, a Católica VET, e ainda possui ambientes para a criação de animais como vacas, cães, gatos, ovinos e caprinos, galinhas, abelhas sem ferrão, porcos e manejo de peixes das mais variadas espécies. Tem muito bichinho para você amar!

Concorda comigo que é muito grande, né?! Então, não tenha medo de explorar todos os locais e sempre que necessário faça um tour completo durante os 4 ou 5 anos que você passará aqui, aproveite e eternize cada momento, pode acreditar que vai passar voando.

E qual é a minha sala?

Agora que você já sabe um pouquinho sobre a localização dos blocos, é necessário saber onde acontecerão as aulas.

Clique aqui e ache a sua sala!

E por onde acompanhar as novidades?

Todos os babados quentinhos sobre estágios, horários das aulas, eventos e demais avisos são disponibilizados nos murais espalhados nas paredes das duas unidades. Sempre que puder, dê uma passadinha e confira as novidades.

A propósito, este não é o único canal de comunicação com o estudante, viu?! Sempre que puder, acesse o site do UniCatólica, o seu e-mail institucional (principalmente) e as redes sociais.

A famosinha: Mesa de ping pong

As amizades mais verdadeiras são concretizadas durante uma partida de tênis de mesa que já fica no hall de entrada, ali o tempo voa.

E detalhe: pode ficar despreocupado que as duas unidades da instituição são agraciadas com esse patrimônio. É só chegar junto com a galera e se divertir!

Ahhhhh, o Mirante dos Sonhos!

Uma das sete maravilhas do mundo fica localizada no 4º andar do bloco I, o Mirante dos Sonhos, que pode te proporcionar uma vista privilegiada para o lago de Palmas e a apreciação do pôr-do-sol mais lindo do Brasil!

Além disso, ainda têm umas ararinhas que ficam de love por lá! São umas fofurinhas! Vai lá conferir.

Conheça as bibliotecas de milhões

Simmm, bibliotecas de milhões…de livros e bastante conhecimento! Com um total de 52.576 exemplares e aproximadamente 11.714 títulos digitais com vários gêneros para leitura e pesquisa, nossa instituição conta com dois excelentes espaços que proporcionam muito aprendizado e lugares tranquilos para concentração nos estudos, então vale à pena dar uma passadinha por lá.

O que é esse tal de AVA?

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é uma plataforma onde os ‘profs’ vão disponibilizar as tarefinhas para casa, conteúdos do semestre, a coordenação envia os avisos, e você também vai precisar postar as atividades por ele. Se não recebeu o acesso via e-mail, já procura o setor de Tecnologia da Informação (TI) presencialmente ou manda um e-mail para gti@catolica-to.edu.br.

Na aba “estudante”, no site do UniCatólica”, são disponibilizados os tutoriais que você precisa para os acessos e postagens das atividades.

Onde encontrar o coordenador de curso?

Na unidade I, assim que você entra no hall do bloco I, à esquerda, você encontrará a sala dos professores e a coordenação dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, Direito e Psicologia.

Já no bloco II, no 2º andar, estão as coordenações dos cursos das Engenharias Ambiental e Sanitária, Civil, Elétrica, Produção, Software, Arquitetura e Urbanismo.

Na unidade II, todas as coordenações ficam reunidas no bloco São Marcelino Champagnat, lá você encontra os coordenadores dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia.

A capela

Um lugar para você deixar, com muita fé, as preces divinas e acreditar que tudo vai dar certo. As portas da capela nunca se fecham, então as visitas podem acontecer a qualquer hora e se você quiser participar das missas, elas são realizadas na segunda-feira, às 18h30, e quinta-feira, às 08h15, no campus 1, e na terça-feira, às 18h20, no campus 2.

Aquela que nos salva da fome

É claro que estudar dá fome e tem um lugar com comidinhas irresistíveis te esperando: a lanchonete Quero Mais. Os mais famosinhos na boca do povo são o cuscuz com carne, queijo e banana e o misto da cantina! Aiiii, deu até fome aqui. Corre lá!

E o trote? Como é que funciona?

Os bichos (apelido carinhoso para os calouros) devem passar pelo conhecido “trote”, um momento para se enturmar com a galera de todos os períodos do curso e saber um pouco como funciona a vida universitária. O momento é reservado a brincadeiras saudáveis, é claro, sem humilhar ou ofender os novos estudantes e caso não queria participar, você não é obrigado.

As atléticas de cada curso são responsáveis por organizar o trote, certamente vocês já as conhecerão no primeiro dia de aula, os alunos das diretorias passam nas salas se apresentando e falando sobre a importância de um trote saudável.

Caso você presencie qualquer situação desconfortável ou constrangedora, procure a coordenação do seu curso.

É isso, meu filho (a), apenas começamos por aqui! Agora bora estudar que este semestre será repleto de experiências incríveis aqui no UniCatólica, bons estudos.