A Biblioteca

As Bibliotecas da Católica do Tocantins têm como objetivo promover acesso, recuperação e sobretudo transferência do conhecimento à comunidade universitária de forma organizada, favorecendo o desenvolvimento do ensino, pesquisa e da extensão, promovendo e facilitando o acesso a informação.A Católica do Tocantins possui um Sistema de Bibliotecas constituído por 2 bibliotecas distribuídas em 2 campi. O Sistema possui: uma Biblioteca Central, responsável pela Coordenação técnica e que possui acervos relacionados às diversas áreas do conhecimento, e 01 setorial que oferece cursos na área de Agrárias.

As bibliotecas estão informatizadas através do sistema PERGAMUM- o Sistema de Bibliotecas da Instituição, possui gerenciamento de dados, direcionado aos diversos tipos de Bibliotecas, possui controle gerencial, Processamento técnico, Circulação de materiais ( controle de empréstimos de qualquer tipo de documentos), com renovações e reservas online, e também através de um aplicativo para dispositivos móveis o “Pergamum Mobile”. Estudantes e docentes da IES deverão realizar login na ferramenta utilizando o e-mail e senha Outlook.

O sistema permite ao usuário o acesso aos serviços e catálogos da biblioteca e integra, em tempo real, às rotinas de controle oferecendo a qualquer usuário operações de buscas através de Consulta ao catálogo por autor, título, assunto, pesquisa boleana, pesquisa por autoridades, etc. Acesso a milhares de e-books através das Bibliotecas Digitais que estão disponíveis à toda comunidade universitária.

A Internet e o serviço de correio eletrônico estão instalados nas bibliotecas do UniCatólica permitindo o acesso as informações na rede mundial de computadores e a comunicação rápida com outros usuários.

A atualização do acervo bibliográfico ocorre por indicação dos professores de acordo com o projeto pedagógico do curso, indicação dos usuários e através de doações. As indicações são analisadas e selecionadas pela Direção, Coordenadores de curso, bibliotecário e posteriormente adquiridas pela Mantenedora UBEC. A aquisição é prevista no orçamento anual, sendo processada semestralmente para a expansão do acervo de livros, periódicos e multimeios.

O acesso aos serviços e catálogos se dá em tempo real. As operações de busca, reserva e renovação podem ser realizadas de qualquer local e as consultas podem ser feitas por autor, título, assunto e tombo. Para a utilização das bases de dados em CD-ROM, encontram-se disponíveis nas bibliotecas 6 microcomputadores com Kit Multimídia.

As Bibliotecas prestam serviços de: consulta local; empréstimo domiciliar; empréstimo entre bibliotecas (do grupo); serviços de reserva; solicitação de cópias de artigos de periódicos em outras bibliotecas do País e do exterior via COMUT; pesquisa bibliográfica automatizada; pesquisa bibliográfica em bases de dados e em CD-Rom, treinamento de usuários e serviço de divulgação de periódicos. O empréstimo domiciliar do material bibliográfico é facultado somente à comunidade acadêmica inscrita na Biblioteca, sendo que a comunidade local pode utilizar o material para consulta dentro da biblioteca.

Para o empréstimo do material bibliográfico a quantidade a ser emprestado varia de acordo como estabelece o regulamento da biblioteca e conforme a categoria.

Horários de Atendimento

Unidade I:
Segunda a sexta-feira: 8h às 22h
Sábado: 9h às 12h

Unidade II:
Segunda a sexta-feira: 9h às 22h
Sábado: 09h às 12h.

E-mail: uni.biblioteca@catolica-to.edu.br

Telefone: (63) 3221-2131/2175

Biblioteca em Números (02 Bibliotecas)

Item Números
Títulos  Volumes
Livros  7.563  52.947
Minha biblioteca +10.000 títulos Livros Eletrônicos
Base de Dados Cengage Mais de 27.500 revistas e periódicos acadêmicos
Coleção ABNT Normas da ABNT- Coleção Online
Repositório Institucional  Trabalhos de Conclusão de Curso
Revista Eletrônica RIU  Artigos Online

Política Institucional de Aquisição, Expansão e Atualização do Acervo

Unidade IA política de aquisição e expansão do acervo das bibliotecas do UniCatólica possui suas diretrizes de aquisição pautadas em compra, doação e permuta, tendo como prioridade a aquisição das bibliografias básicas e complementares atualizadas e adequadas que constam nas ementas das disciplinas dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, exigindo um crescimento constante com vistas ao número de exemplares baseados no número de alunos que cursam cada uma das disciplinas.Dessa maneira, o acervo procura atender as propostas pedagógicas dos cursos, principalmente no que diz respeito à proporção de quantitativo para os livros básicos e complementares. A atualização do acervo bibliográfico é proporcionado por meio de aquisição sistemática, sempre com intuito de otimização dos recursos para o melhor atendimento às necessidades dos cursos. Os recursos para aquisição são distribuídos entre os diversos cursos e áreas de conhecimento.

Esta política aquisição, expansão e atualização é resultado de um trabalho interdisciplinar que consiste no planejamento do acervo sendo um processo contínuo.

Elaboração de Trabalhos Acadêmicos

Manual para Apresentação de Trabalhos Acadêmicos: