Pesquisa e Extensão
CPEx tem novo coordenador
O professor doutor Fábio Caires Correia é o novo Coordenador de Pesquisa e Extensão (CPEx) do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica). O docente que já estava à frente da Pastoralidade segue em ambas as atribuições e tem vários projetos em mente para desenvolver junto aos acadêmicos.
Em entrevista, Fábio comentou as expectativas para a nova missão na CPEx.
1. Quais serão as suas ações à frente da Coordenação de Pesquisa e Extensão (CPEx)?
Pesquisa e Extensão são pilares fundamentais de qualquer instituição séria que objetiva ser pertinente socialmente. O UniCatólica quer não apenas oferecer ao mercado sujeitos profissionalmente capazes e hábeis de solucionar os problemas que lhe são inerentes, mas sujeitos que possam ser mobilizadores de uma real e possível transformação social. Uma de nossas prioridades à frente da CPEx é “semear” o espírito da pesquisa, da produção científica e da mobilização de trabalhos conjuntos por meio do que chamarei aqui de “Teia do Conhecimento”.
Para tanto, nossos espaços para pesquisa e extensão (e também ensino) estão sendo cada vez mais robustecidos. As muitas parcerias, a saber, como as Cátedras, com a WWF, ou mesmo, com os Institutos de Pesquisa e Investigação são rastros claros do caminho que a CPEx, por conseguinte o UniCatólica, quer traçar.
Algumas urgentes e importantes ações que já estão em nosso horizonte são:
– Robustecer nossos observatórios e laboratórios criando grupos de estudos, de extensão e de pesquisa em cada um deles;
– Criar um Sistema de Gestão de Pesquisa, bem como um Conselho de Pesquisa e Extensão;
– Projetar e lançar, até 2023, 1 (um) periódico científico – com relevante fator de impacto – para cada um de nossos observatórios – em atenção, claro, às nossas linhas de pesquisa; etc.
2. Em termos de melhorias, o que os acadêmicos podem esperar?
Nossos acadêmicos podem esperar um UniCatólica movendo forças para de fato tornar a pesquisa, a extensão e a inovação pilares fundamentais de nossa missão. Parafraseando, com a devida licença, Bertold Brecht quando ele diz que “a ciência conhece um único comando: contribuir com a ciência”, o UniCatólica conhece um único comando: contribuir com a formação profissional e humana de todos que aqui chegam. Ensino, pesquisa e extensão são indissociáveis.
3. Quais os desafios que você acredita que vai enfrentar?
Toda quebra de paradigma é, em larga escala, dolorosa. O famoso historiador, filósofo e escritor norte-americano William James Durant, certa feita disse: “Toda a ciência começa como filosofia e termina em arte”. Ele quis com isso dizer que todo saber rigoroso começa com um espanto, um assombro, e termina com a experimentação do belo. O desafio primeiro será o de fazer-nos chegar o assombro que é produzir conhecimento. De construir um espírito que seja ele coletivo e compartilhado de que toda instituição séria, e o UniCatólica é não apenas sério, mas compromissado com a transformação social, tem que fazer valer o tripé que a fundamenta, qual seja, lócus de Ensino, Pesquisa e Extensão. A experimentação do belo não é uma metáfora: belo é poder ver nos nossos alunos, frutos de nossa missão e formação, excelentes profissionais, pesquisadores e, mais ainda, excelentes pessoas.
Minicurrículo
Fábio Caires Correia é Pesquisador Associado à Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade. Em estágio Pós-doutoral em filosofia (2021) na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutor em Filosofia (2020) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em Educação (2016) – Universidade de Sorocaba. Graduação em Filosofia (2010) – Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Membro da Sociedade de Filosofia da Educação de Língua Portuguesa – SOFELP. Atualmente é Professor, Coordenador de Pesquisa e Extensão (CPEx) e de Pastoralidade no Centro Universitário Católica do Tocantins (2021). Suas principais pesquisas estão centradas nos seguintes temas: Theodor W. Adorno, Escola de Frankfurt, Teoria crítica, Ética e Filosofia Política, Estética, Psicanálise, Filosofia Moral e Filosofia da Educação.