2019
jun
18
Empreendedorismo

Aplicativo comercial e jogos foram criados durante a 4ª edição do Hackathon

Teve início na sexta-feira, 14 de junho, às 19h, no laboratório de aprendizagem, campus I, o maior Hackathon do Estado do Tocantins, organizado pelo curso de Sistemas de Informação do Centro Universitário Católica do Tocantins, com apoio do Sebrae, ToNoLucro, Grupo Disbrava e OX Bahia. O evento contou com 35 competidores divididos em duas categorias: Jogos e Aplicativo Comercial.

A infraestrutura oferecida pela instituição quase que dobrou de tamanho e proporcionou ambientes diferentes aos participantes, com uma sala de competição e uma área de convivência e descanso para esses nobres guerreiros que precisaram terminar o desafio em 24 horas.

Os desafios foram criados pelos parceiros do evento. Para categoria Jogos, o desafio foi lançado pela empresa To no Lucro de criar uma plataforma de espera onde o cliente possa acompanhar o seu pedido em jogo. Na categoria Aplicativo Comercial, o desafio é do grupo Disbrava: lançar um aplicativo para as faculdades onde o candidato não precise fazer prova para ingressar na instituição. O aplicativo comercial funcionaria como convênio entre escolas públicas e particulares de ensino médio enviando o cadastro de notas de todos os alunos. A partir daí a instituição de ensino poderá ofertar o curso para o aluno que baixar o app e oferecer descontos ou bolsas de acordo com o interesse.

Durante o evento, tiveram diversos check points para confirmar que os competidores estavam no local, com penalidade de ser eliminado. O horário livre foi apenas no almoço.

Professor e um dos organizadores do evento, Frederico Pires, fala que “esse tipo de evento é primordial para o desenvolvimento dos nossos alunos e para aproximar a comunidade da instituição. Também é uma oportunidade para o curso gerar inovação para nossa cidade e Estado”, comenta.

Os vencedores da 4º edição do Hackathon foram:

Categoria Jogos:
1º lugar: Talles Martins Moura e Eduardo D’Alessandro Andrade Botelho
2º lugar: Nareilson Bispo e João Paulo Moraes
3º lugar: Jessivan de Sousa Bezerra Júnior e Jonatha Oliveira Reis Varjão

Categoria Aplicativo Comercial:
1º lugar: Bruno Santos Morais e Caetano Finisterre Burjack da Silva
2º lugar: Anderson Ancilon dos Santos e Jhonathan Mangueira Gimenes
3º lugar: Fernando Rafael Lopes Murta e Manoel Tavares de Oliveira Júnior

Um dos vencedores da categoria jogos, Talles Martins, falou sobre a experiência de ter participado do Hackathon, “foi um misto de alegrias e dores, pois ao iniciar o desafio me comprometi a não parar até o fim da maratona, a missão foi cumprida com uma pausa de 40 minutos em que meu corpo apagou. Fiquei muito feliz com o empenho do Eduardo, minha dupla na competição, ele deu tudo de seu potencial técnico. Concluímos as 3 etapas propostas passadas pelo desafiante e em meio a muitos outros bons projetos, conseguimos a vitória. Ficamos muito felizes, tanto quanto quando víamos as motos do Tonolucro chegar com lanche, resta-nos a gratidão a instituição pelo convite e as portas sempre abertas”, fala.

O primeiro lugar na categoria jogos ganhou 2 Xbox One S e para a categoria Aplicativo Comercial um contrato com o Grupo Disbrava.

O professor mestre Silvano Malfatti, que também é um dos organizadores do evento, disse que este Hackathon foi o maior de todos. “Tivemos grande aderência de diversas instituições de ensino, não apenas dos alunos do UniCatólica, contamos também com uma maior participação do meio empresarial, por meio dos patrocinadores, o que mostra que existe a demanda no mercado e existe o interesse das empresas em formar mão de obra na área de desenvolvimento de sistemas e de inovação. A competição foi um sucesso, foi um divisor de águas para que nas próximas edições tenhamos uma participação muito maior do meio empresarial e um número cada vez maior de competidores”, finaliza.

O evento foi encerrado no sábado, 15 de junho, após mais de 26 horas de desafio, sem que houvesse registro de desistência.

Sobre o Hackthon (maratona de programação)

Hackathon é um evento que reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software em maratonas de trabalho com o objetivo de criar soluções específicas para um ou vários desafios.

 

         

Publicado por carla adriana

Notícias Recentes

25 abril 2024
UniCatólica promove Intervalo Cultural entre estudantes
25 abril 2024
Estudantes do UniCatólica participam de visita à aldeia Xerente
24 abril 2024
Estudantes de Direito participam de júri simulado no Fórum