2012
nov
21
Institucional

Acadêmicos participaram de oficina sobre emprego

Acadêmicos da Faculdade Católica do Tocantins participaram, na noite de ontem, 20, de uma oficina sobre como se comportar em uma entrevista de emprego e como montar um bom currículo, ministrada pela psicóloga, Ângela Rebouças. A Diretora Geral da Faculdade Católica do Tocantins, Professora Mestra Clarete de Itoz, abriu o evento falando como será realizada a 1ª Mostra Católica. “Hoje vocês vão aprender como montar um currículo e como se comportar em uma entrevista de emprego, na sexta-feira vocês terão a oportunidade de sair daqui com um estágio ou até mesmo com um emprego”, falou a Diretora.

Um bom currículo precisa ser aparentemente bonito explicou a psicóloga. “Entre um currículo impresso e um que foi xerocopiado e não está legível o entrevistador optará por aquele que tenha uma melhor aparência”. Além de bonito, o currículo deve ter mais de um contato (é necessário que se coloque o nome da pessoa com quem irá falar no telefone indicado), cursos, experiências profissionais, disponibilidade, habilitação (quando tiver). Normalmente não se coloca a foto no currículo, exceto nos casos em que a empresa solicita. Quem não tem experiência profissional deve colocar algo que já fez ou participou, e para aqueles que ainda não fizeram nada a psicóloga aconselhou a, nas férias, aproveitar o tempo livre para realizar algo que possa ser acrescentado ao currículo. Aprender outras línguas também é um pré-requisito que tem um peso significativo.

No dia da entrevista de emprego é importante que o candidato chegue um pouco antes do horário marcado e que ele vá com roupas adequadas e tenha uma boa postura. Também é importante que o candidato mostre firmeza do que sabe. Ler frequentemente, ter participado em trabalhos ligados a Responsabilidade Social, ter vivido uma história de sucesso, tudo isso conta como ponto positivo.  Mentir é sempre o pior caminho, pois o entrevistador irá testar o pretendente à vaga. O Excel, hoje, é requisito básico para quase todas as vagas.

Ao fim de sua fala, a psicóloga Ângela Rebouças disse que todo o candidato deve se perguntar o que quer para sua vida antes de definir qual a carreira que deve seguir.  

Publicado por ANA CLAUDIA RICHARDELLI MOREIRA DE C. SOARES

Notícias Recentes

06 maio 2024
UniCatólica recebe estudantes do Colégio Militar para tour
30 abril 2024
Inscrições abertas para competição de ponte de palito de picolé
30 abril 2024
Educadores e acadêmicos se reúnem em Café com a Reitora