Acadêmicos de Arquitetura visitam Lajeado para desenvolver ações

O curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) realizou na manhã de ontem, 16, a primeira visita técnica com acadêmicos, na cidade de Lajeado-TO, depois da assinatura do termo de Cooperação Técnica entre a instituição e município. Os acadêmicos foram supervisionados pelos professores, doutora Ana Carla Bottura, mestra Fernanda Bandeira, e mestre Adriano Alves, das disciplinas de Projeto de Urbanismo, Arquitetura Dinâmica, e Projeto Integrador, respetivamente.

lajeado - visita técnica

Durante o encontro, os estudantes ficaram divididos em equipes, de acordo com as disciplinas que estavam matriculados.

Para a professora Fernanda Bandeira, a visita é uma oportunidade para trazer problemas e situações reais para os alunos e tirá-los da zona de conforto. “A partir dessa visita que a gente vai começar a trabalhar, inclusive ouvindo algumas demandas da própria prefeitura e comunidade, e por meio da disciplina aplicada em sala de aula, propor soluções”, destacou a docente.

De acordo com o professor Adriano Alves, a proposta dos alunos matriculados na disciplina é a criação de mobiliários urbanos, monumentos, revitalizações urbanísticas nos espaços para a usabilidade das pessoas que transitam e usam os espaços. “Os alunos terão liberdade e ficarão responsáveis em propor soluções para essas demandas. Orientamos para trabalhar com materiais sustentáveis, evitar intervenções que venham impactar meio ambiente de alguma forma, trazer benefício para quem usa o espaço e com o menor impacto possível”, disse.

lajeado - visita técnica

Ana Carla explicou que o objetivo geral da turma é conseguir fazer um diagnóstico geral e fazer um plano de propostas de ações prioritárias para o desenvolvimento do município como um todo. “Com a visita podemos observar o uso e ocupação do solo da cidade, a infraestrutura urbana, infraestrutura turística, a situação das áreas de proteção dos zoneamentos e macrozonas que são previstos no plano diretor, entre outras. E com isso propor soluções”, finaliza.

A equipe do Unicatólica foi recepcionada pelo secretário de Assistência Social, Levi Lopes, e pelo engenheiro civil, Thiago Pereira.

Publicado por Jordania Negreiros Mota

01 julho 2024