jun
Projeto de Extensão

UniCatólica e UMA inauguram jardim sensorial na UFT

O jardim sensorial é um espaço para apreciação da natureza e bem-estar

Construído pelos acadêmicos da disciplina de Meio Ambiente e Sustentabilidade do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) e da Universidade da Maturidade (UMA) – programa de extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT), será inaugurado nesta sexta-feira, 24, às 14h, no Câmpus Palmas, o jardim sensorial da Maturidade que será um espaço para apreciação da natureza e bem-estar. O projeto foi desenvolvido por meio do Programa de Educação Ambiental (PEA) do Observatório de Ecologia Integral.

No local, serão trabalhadas as experiências sensitivas relacionadas aos órgãos do sentido (audição, visão, tato e olfato), bem como a propriocepção na interação humano-natureza-espaço, provocando os participantes quanto a ações conscientes de cuidado com o ambiente.

Uma das responsáveis pela ação, a professora mestra Chryss Macêdo, coordenadora do PEA e que ministra a disciplina Meio Ambiente e Sustentabilidade, afirma que durante o processo de construção o objetivo foi promover a inclusão e a aproximação dos acadêmicos do UniCatólica com os acadêmicos da UMA/UFT, por meio da extensão. “Eu acredito que não se deve só estudar a educação ambiental, mas sim colocar a mão na massa e, desta forma, poder contribuir com a sociedade”, disse.

Chryss Macêdo reforça também que a atividade oportunizou encontros e práticas regulares que promoveram uma integração intergeracional, acessibilidade, inclusão social, meio ambiente com atividades educativas, lúdicas e experiências sensoriais.

O coordenador da UMA, professor doutor Luiz Sinésio Neto, destaca que a ação representa uma integração não só entre duas instituições de ensino, mas também uma verdadeira educação entre os idosos e os jovens acadêmicos.

O Jardim Sensorial foi construído com materiais como: restos de construção, madeiras, mudas de hortaliças, flores, plantas medicinais, pneus, entre outros, que foram doados pela comunidade. O espaço é um local para apreciação da natureza e bem-estar para a comunidade universitária.

Com informações da Ascom da UMA

Publicado por Kezia Noá