Observatório de Direitos Humanos
Acadêmicos do UniCatólica promovem ação em parceria com o Hemoto
Na manhã da quinta-feira (07), acadêmicos da disciplina “Cooperação: Humanismo Solidário, Redes e Comunidade” promoveram uma ação de doação de sangue por meio do projeto “Gotas que Salvam”, em parceria com o Hemoto (Hemorrede do Tocantins), realizada na Unidade I do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica). A iniciativa é fruto do trabalho dos estudantes da disciplina, em colaboração com os Observatórios de Juventudes e de Direitos Humanos do UniCatólica.
A iniciativa que buscou sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a importância da doação de sangue, resultou na participação de 22 pessoas, das quais 16 conseguiram realizar a doação, resultando em 16 bolsas de sangue coletadas. Cada doação tem o potencial de salvar até 4 vidas.
A professora Doutora Valdirene Cássia da Silva, que conduziu a atividade com os estudantes do curso de Direito, explicou a importância do projeto. “O “Gotas que Salvam” tem como principal objetivo sensibilizar as pessoas sobre a importância da doação de sangue. Lidar com um tema tão necessário faz os acadêmicos se colocarem no lugar do outro, entenderem mais sobre as necessidades dos outros, e isso abre os olhos deles para questões sociais mais amplas.”
A docente destaca que o projeto é grande exercício de cooperação, no qual os estudantes trabalham em conjunto, dividem tarefas e encontram soluções para os desafios, fortalecendo, assim, os laços entre eles. “O projeto não é só sobre doação de sangue. É sobre formar cidadãos e profissionais mais conscientes e comprometidos.”
Acadêmicos do curso de Direito realizam ação solidária do projeto “Gotas que Salvam”.
Para Deroteia Severino da Silva, assistente social no setor de Captação de Doadores do Hemoto, a parceria com o UniCatólica é de suma importância. “Neste momento a ação aconteceu com a unidade móvel do hemocentro que esteve no pátio da instituição facilitando o acesso ao doador, aproximando a comunidade acadêmica ao hemocentro”. A assistente social reforça que a ação continua no Hemocentro Coordenador, localizado na quadra 301 Norte, e na Unidade de Coleta Palmas, anexa ao Hospital Geral de Palmas (HGP), na quadra 201 Sul, em formato de coleta programada.
A estudante Amanda Sousa Fonseca Dias, do sétimo período do curso de Direito, participa da disciplina e contribuiu na organização da ação. “Tive o a prazer de participar como doadora pela primeira vez devido a facilidade da presença do hemocentro no UniCatólica. Aplicar os princípios de solidariedade e empatia que estudamos na disciplina trouxe um significado ainda maior para essa experiência, fortalecendo em mim o compromisso social.”
O acadêmico Rennan Henrique de Sousa, do oitavo período do curso de Direito, compartilhou sua experiência como doador. “De forma simples e breve diria que a agulhada não é boa, porém a sensação de saber que aquela doação pode salvar vidas, e que aquele pouco que doei que não vai me fazer falta alguma, pode chegar a ajudar até quatro pessoas é gratificante, será algo que levarei pra vida e permanecerei doando.”
Vinícius Vieira Cupim, do sétimo período de Direito, contou que participar do projeto e aplicar na prática os princípios de cidadania, ética e responsabilidade social aprendidos em sala de aula proporcionou uma nova perspectiva sobre a importância de promover o bem-estar coletivo e fortalecer a consciência sobre a relevância da solidariedade na construção de uma sociedade mais justa. “A execução do projeto envolveu a aplicação de habilidades de comunicação, trabalho em equipe e planejamento, aspectos que discutimos em sala de aula, e reforçou o compromisso com os valores éticos que devem nortear a atuação de qualquer profissional”, ressaltou o estudante.
Publicado por Lorenna Costa