Observatório de Juventudes

Observatório de Juventudes apresenta balanço anual de ações

Celebrando o seu primeiro ano, nesta quarta-feira, 15 de junho, o Observatório de Juventudes “Padre Gisley Azevedo Gomes” (CSS), do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), apresenta várias ações desenvolvidas para capacitar e acompanhar a introdução dos jovens nas pesquisas e iniciações científicas no âmbito juvenil no Tocantins.

Entre 2021 e 2022, os principais projetos em que o Observatório esteve envolvido foram: o 4º Simpósio Nacional, com o tema “Aproximações com o mundo juvenil” realizado entre os dias 01 a 03 de junho de 2022, a Organização e mediação da Semana Internacional do Meio Ambiente, de 06 a 09 de junho de 2022, a formação dos Guardiões Ecológicos em parceira com a Arquidiocese, em 2021, as atividades do Clube de Leitura, uma parceria com a Biblioteca da Instituição, em 2022, e a participação na Elaboração do Plano de Ação Juventude da Arquidiocese de Palmas, em 2022.

O coordenador de Pastoralidade do UniCatólica, Rafael Furtado, conta sobre o trabalho do Observatório, que recebe o nome do Padre Gisley Azevedo Gomes, e também sobre a escolha do nome do padre para o projeto. “Neste dia fazemos memória à vida do Padre Gisley e a seu engajamento na luta contra a violência e o extermínio dos jovens. Faz-se necessário não somente recordar a morte, mas também continuar a denúncia dessas brutalidades. Aqui UniCatólica contamos com o Observatório de Juventudes que tem como objetivo construir espaços de pesquisa sobre os temas emergentes do âmbito juvenil sendo articulado aos Observatórios de Direitos Humanos e Ecologia Integral. Na denúncia, na luta e no amor revolucionário contemplamos a presença do Padre Gisley Azevedo (CSS) e seu legado”, frisou o coordenador.

Publicado por Kezia Noá

25 abril 2024