Docente de Psicologia apresenta trabalho em congresso nacional

O professor Dr. Luiz Claudio Ferreira, do curso de Psicologia do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica),  esteve presente no último o XVI CONPE – Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, promovido pela ABRAPEE (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional) que aconteceu entre os dias 3 e 6 de julho, em São Paulo e reuniu participantes da maioria dos estados brasileiros.

O docente participou de duas atividades, propostas por ele e aprovadas pela comissão científica do evento. A primeira, na linha temática Formação da(o) Psicóloga(o) Escolar e Educacional, foi o Simpósio Lei 13.935/19 – O que fazer da Psicologia na Escola?, em parceria com o professor Dr. Ladislau Nascimento, da UFT e o professor Dr. Celso Tondin, da UFSJ. A outra atividade, na linha da Formação em Psicologia, foi uma apresentação oral intitulada Formação em Psicologia: metodologias inovadoras? Esta discussão, baseada na experiência da metodologia inovadora adotada no curso de Psicologia do UniCatólica. Para o professor a experiência é muito gratificante, pois participar do XVI CONPE é importante pela histórica e rica contribuição da ABRAPEE no pensar e fazer da Psicologia nas Escolas, como também, pelo encontro com profissionais para troca de ideias e reflexões com objetivo de perceberem as condições dos processos formativos nas várias regiões do país. “A participação em eventos científicos faz parte das atividades da academia e nas duas atividades foi possível uma reflexão do processo formativo e de atuação profissional em Psicologia, na especificidade da área de Escolar e Educacional, a partir da implantação da Lei 13.935/19 pelos estados brasileiros e nas cidades do país, com destaque para Palmas e para o Estado do Tocantins”, refletiu.

ABRAPEE

A ABRAPEE foi fundada em 1990 por um grupo de psicólogos interessados em congregar os estudiosos e profissionais da área, visando o reconhecimento legal da necessidade do psicólogo escolar nas instituições de ensino, bem como estimular e divulgar pesquisas nas áreas de psicologia escolar e educacional. O que levou a aprovação da Lei nº13.935/2019, o que a ABRAPEE tem buscado contribuir ativamente com a formação teórica e prática dos profissionais psicólogos que ocupam os diferentes contextos educacionais. Numa busca constante em apoiar a categoria de psicólogos escolares e seguir em parceria, afinando nossas práticas e defendendo uma atuação ética, comprometida com uma educação inclusiva e de qualidade, que vise, sobretudo, a transformação social.

Publicado por Luma Marinho

11 julho 2024
UniCatólica entrega projetos feitos em parceria com Lajeado
10 julho 2024