Colóquios

Desafios do combate à fome são discutidos no UniCatólica

Fraternidade e Fome no Contexto Amazônico foi o tema de colóquio realizado na noite dessa segunda-feira, 6, no Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), em alusão à Campanha da Fraternidade 2023. Promovido em parceria entre o UniCatólica, a União Brasileira de Educação Católica (Ubec) e a Escola de Fé, Política e Cidadania Dom Heriberto Hermes, do Regional Norte 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o evento reuniu, em transmissão ao vivo por meio do canal institucional no Youtube, docentes, estudantes, administrativos e comunidade externa.

Na oportunidade, o Arcebispo Metropolitano de Palmas e presidente do Regional Norte 3 da CNBB, Dom Pedro Brito Guimarães, lembrou que a fome é uma dura realidade, resultado da desigualdade social. “A fome no Brasil é fruto da ganância de uns em detrimento de outros. A fome no Brasil é escandalosa, é uma tragédia e um crime, é uma vergonha, é seletiva”, alertou. Citando o Evangelho, o Arcebispo enfatizou ainda que a fome contradiz o projeto de Deus.

Por sua vez, a Professora Doutora Reijane Pinheiro da Silva (PPGDR- UFT) destacou em sua fala o contexto de fome e vulnerabilidade enfrentada pelas comunidades indígenas do Tocantins. “Nas condições em que os povos indígenas do Tocantins vivem hoje, a gente pode dizer que a situação de fome está associada principalmente com a insegurança dos territórios e com a pressão do modelo de desenvolvimento hegemônico”, pontuou a pesquisadora.

O Colóquio contou também com a participação do coordenador das pastorais sociais, da REPAM-RR e assessor da PJ-RR, Irmão Danilo Correia Bezerra; e do professor Dr. º José Reinaldo Felipe Martins Filho, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da PUC- GO. O evento foi mediado pelo coordenador da Pastoralidade do UniCatólica, Professor Mestre Rafael Furtado, e pela Professora Mestra Helena Mendes da Silva Lima, e contou com a participação da pró-reitora Acadêmica do UniCatólica, Professora Mestra Mariana Lacerda Barboza Melo.

Em suas falas, os palestrantes abordaram os desafios que envolvem o combate à fome, os fatores econômicos, sociais e humanos que tornam o tema recorrente e a necessidade de um olhar de todos os âmbitos da sociedade, onde cada cidadão se veja como sujeito de transformação.

A realização do Colóquio contou com a parceria da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec),  do Programa Universitário Amazônico (Puam) e da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam). A Campanha da Fraternidade chega, em 2023, à sua 59ª edição. Neste ano, a CNBB traz como tema “fraternidade e fome” e como lema “dai-lhe vós mesmos de comer” (Mt 14,16).

Publicado por Jordania Negreiros Mota

24 julho 2024
Inscrições abertas para o 1º Desafio Hands On do Grupo UBEC
22 julho 2024