mar
Pesquisa e Extensão

Acadêmicos participam de reunião sobre infraestrutura de Lajeado

Alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) participaram no último sábado, 26, de uma reunião para entender as demandas e problemas do município de Lajeado em relação ao planejamento urbano e sobre a infraestrutura da cidade, envolvendo questões turísticas, ambientais e habitacionais.

São estudantes das disciplinas de Planejamento Urbano e Projeto de Urbanismo III que participaram do encontro. Foram abordados assuntos sobre desenvolvimento de projetos na infraestrutura da cidade, soluções e possibilidades para potencializar algumas áreas. De acordo com a professora Ana Carla, o objetivo da parceria é envolver os alunos em atividades práticas, onde o Lajeado é o objeto de estudo.

“A ideia inicial é que a gente entenda muito bem sobre as demandas, problemas e principais questões do ponto de vista de infraestrutura, situações ambientais e habitações. Buscamos compreender o município como um todo, fazer um diagnóstico de uma maneira mais ampla e buscar soluções na escala do planejamento da cidade para atendermos demandas em áreas mais precárias”, disse a professora Ana Carla.

O prefeito de Lajeado, Júnior Bandeira, enfatiza a importância do projeto para o município. “Percebo a cada dia que passa que essa parceria entre a Prefeitura e o UniCatólica faz uma grande diferença para nós e contribui com as políticas públicas de Lajeado. Contamos com a presença de professores e alunos que farão muita diferença quando falamos em resultados e nas melhorias nas condições urbanas de várias formas, como no aspecto da mobilidade, sinalização, extensão, habitação e embelezamento”, ressaltou.

Para o estudante José Ademilson, do 9° período do curso, a parceria trará boas experiências. “Estar aqui para ouvir a comunidade e trabalhar em conjunto faz muita diferença no desenvolvimento dos projetos, assim como envolver todos os agentes: profissionais, estudantes, gestores e cidadãos. É uma maneira de nos prepararmos para a criação de soluções de infraestrutura e obtermos conhecimento e experiência no processo”, relatou.

A parceria

As ações da parceria entre a Prefeitura e a Instituição acontecem desde setembro de 2021. O intuito é garantir uma contribuição mútua, onde os estudantes possam colocar em prática seus conhecimentos, alinhando suas atividades acadêmicas com o aprimoramento das potencialidades do município.

Com informações de Raimundo Pinho/Prefeitura de Lajeado

Publicado por Kezia Noá