ago
Clínica Veterinária

UniCatólica e Naturatins firmam Acordo de Cooperação Técnica

A fim de ampliar o conhecimento dos acadêmicos das agrárias do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), com atividades voltadas a Ensino, Pesquisa e Extensão, a instituição firmou um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) na tarde desta segunda-feira, 02, com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), iniciativa que envolverá principalmente o manejo de fauna silvestre na Clínica Católica Vet.

O acordo foi assinado durante uma visita de cortesia do reitor da Instituição, professor doutor Gillianno Mazzetto, ao presidente do Naturatins, Renato Jayme, na sede do órgão.

Em sua fala, o reitor reafirmou o compromisso do UniCatólica. “Temos trabalhado para cada vez mais nos aproximarmos e estreitarmos o relacionamento, precisamos cooperar, assim todo mundo cresce. Eu creio que esse tipo de ação é mais um passo em prol de um grande trabalho que estamos fazendo, buscando  criar alianças sustentáveis para a continuidade de um mundo possível”, disse Gillianno.

Na oportunidade, o presidente do Instituto, Renato Jayme, ressaltou a necessidade da relação entre o órgão e a comunidade acadêmica. “Vejo essa parceria de forma bem positiva, porque é muito importante a aproximação das nossas atividades fins com o conhecimento acadêmico. A Universidade tem essa expertise, ela forma, estuda, pesquisa e isso vem agregar ao nosso dia a dia. É um começo de um projeto, uma ação conjunta e coordenada para dar oportunidade aos professores e mestres a conhecerem a nossa realidade e aos alunos vivenciar na prática aquilo que estudam muitas vezes”, argumentou o presidente, acrescentando a necessidade de ampliar a parceria para assistência técnica aos produtores rurais do estado.

O atendimento
A Clínica Católica VET já prestava apoio com atendimentos médicos em animais resgatados pelo Centro de Fauna do Tocantins (CEFAU) e a formalização da iniciativa expande novos horizontes para aplicação do ensino acadêmico na prática.

A coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Juliana de Souza, explica as possibilidades que o acordo oferece aos alunos e professores. “Com essa parceria, conseguiremos prestar apoio em exames laboratoriais, exames de diagnóstico por imagem, raio X, atendimentos clínicos, e até mesmo algumas cirurgias em animais silvestres, e o nosso aluno vai estar junto e vivenciar, uma experiência fantástica que normalmente não se tem dentro do ramo de animais de companhia ou de produção”, pontua a docente.

Publicado por Kezia Noá

01 julho 2024