set

UniCatólica promove palestras durante campanha Setembro Amarelo

Centro Universitário Católica do Tocantins promoveu palestra sobre a prevenção do suicídio na campanha “Setembro Amarelo”, no dia 19 de setembro, na unidade II. A segunda palestra sobre o tema acontecerá no dia 30, na unidade I.

O psicólogo Erys Augusto Carvalho, conduziu a palestra para colaboradores e estudantes da instituição. Durante a palestra, foi conversado sobre o quadro da depressão, que é uma doença grave e afeta a todos de forma direta e indiretamente, além de discutir sobre a prevenção ao suicídio.

“Acho que a principal mensagem na luta contra o suicídio é trabalhar sempre a potencialidade das pessoas, entender que a empatia tem o poder de salvar, de transformar e que o afeto é revolucionário, precisamos ser mais afetuosos uns com os outros”, explica o psicólogo.

O estudante do 3º período de Agronomia, Tharlyson Lima Peixoto, falou da importância de falar sobre o assunto. “É gratificante saber que a instituição se preocupa com uma doença que cresce a cada dia entre os jovens e adultos, então abrir a mente para entende-la, e conversar abertamente sobre o suicídio, nos ajuda a saber o que fazer quando alguém próximo passa por isso”, explica.

Para a coordenadora do setor de Gestão de Pessoas e organizadora do evento, Joicy Alves,  a campanha “Setembro Amarelo” é para propiciar reflexões em prol da saúde mental de todos os que circulam em nossa comunidade acadêmica: alunos e educadores. “Nosso cuidado e preocupação é de poder trazer o foco do tema para ser discutido e partilhado abertamente entre essas pessoas no intuito de valorizar a vida cada vez mais. Entendemos que, a melhor prevenção é a informação. Falar sobre o assunto sem medos ou julgamentos nos possibilita trazer à consciência que todos podem identificar ou ajudar alguém que esteja sofrendo ao nosso lado, atenuando assim essa triste realidade”, finaliza.

No dia 30, a palestra será no Laboratório de Aprendizagem da unidade I, às 16h. As inscrições podem ser feitas clicando aqui.

Publicado por carla adriana

01 julho 2024